Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2015

NO CEARÁ, VÁRIOS ESPETÁCULOS DA PAIXÃO DE CRISTO

APRESENTAÇÃO DO GRUPO SHALOM EM FORTALEZA

EM FORTALEZA - O espetáculo “A Paixão de Cristo”, produção da Comunidade Shalom,  recria uma das mais belas histórias na qual misturam-se amor humano e divino. A superprodução, que traz 100 artistas ao palco, será em apresentação única amanhã, 28, no aterro da Praia de Iracema. A programação gratuita começará às 17h,  com missa celebrada pelo padre Antônio Furtado. Esta é a quarta edição do espetáculo em Fortaleza.
São 25 atores principais e um total de 100 artistas no elenco, incluindo os dançarinos. O espetáculo segue o mesmo roteiro, mas passou por adaptações em relação ao ano passado. Uma das novidades é que, além dos atores, estarão no palco as cantoras da Comunidade Shalom, Suely Façanha.
CONJUNTO JOSÉ WALTER -  O Golgota, com encenação no Conjunto José Walter, realização do Grupo Populart, é um  musical concebido após laboriosas  pesquisas e debates.  Texto e direção são de  Joca Andrade e a  trilha e arranjos musicais de Schicco Sales e Edson Tavora.
Nesta  22ª edição o espetáculo sofreu adaptações, inclusive com abordagens de problemas sociais, prende pelo desempenho profissional  dos atores,  que transmitem ao público o realismo  da Paixão de Cristo. São 40 atores e bailarinos, todos do bairro José Walter, os participantes  da peça, sob o comando de Expedito Garcia, diretor geral do grupo Populart,
CONJUNTO CEARÁ - Comemorando 31 anos de apresentações em 2015, a Paixão de Cristo do Conjunto Ceará será realizada no dia 03 de abril, Sexta-feira Santa, às 19 horas., Dezenas de jovens , todos moradores do Conjunto Ceará e bairros adjacentes, no Pólo de lazer do Conjunto Ceará,  estarão em cena apresentando o  espetáculo “Caminhos do Gólgota – A Paixão de Cristo”. A montagem já atraiu ao longo de sua história mais de 100 mil pessoas, com média de cinco mil espectadores por ano, sendo o espetáculo do gênero mais antigo de Fortaleza.
NO ARACATI -Como acontece há 27 anos, este ano,  a cidade de Aracati promoverá, diante da Igreja Matriz,  seu tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, com a participação de  150 atores e figurantes
Este ano, de 1985,  quando o espetáculo fará uma homenagem aos 30 anos de atividades ininterruptas do Grupo Teatral Frente Jovem, o evento assumirá ares de superprodução e adotará uma nova concepção cênica, trazendo novos efeitos especiais e uma série de novidades com o objetivo de superar todas as expectativas e atingir público recorde.
A Paixão de Cristo do Aracati, que já é o maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará, será realizada no maior espaço cênico do Brasil. Encenada ao longo de todo o centro histórico da cidade, fará um percurso de 03 quilômetros, quando a caravana sagrada, com suas carruagens de época e a cavalaria romana, seguirá pela Rua Grande,  com luzes apagadas e tochas acesas. Todo o cortejo, se dirigirá ao largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde acontecem as cenas mais emocionantes da peça: o lava-pés, a santa ceia, os milagres, a prisão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
Além de reviver o drama da Paixão de Cristo, os objetivos do evento, entre outros, é contribuir para o fortalecimento das artes cênicas no nordeste brasileiro e divulgar o patrimônio histórico nacional de Aracati, utilizando como cenários as ruas e casarões tombadas pelo  Iphan.   
Outros quatros espetáculos são encenados na semana santa em Aracati.  São eles: Grupo Cenas, Grupo Dias de Teatro e Instituto Estrela do Mar,  na localidade da Volta,  e Uma Paixão, em Nossos Corações (Quixaba).
PACATUBA - Mantendo uma tradição de 41 anos, Pacatuba está pronta para encenações da Via Sacra, magnifico espetáculo que acontecerá nos dias 02 e 03,  quinta e na sexta-feira da Semana Santa,  e que é motivo de atração não apenas da população local como de vários municípios do Estado.

A primeira apresentação da peça aconteceu na Semana Santa de 1974. Hoje a Paixão de Cristo, de Pacatuba, é considerada a segunda maior do Nordeste e reúne mais de 200 pessoas na encenação, desde atores, figurantes e pessoal da área de apoio. A apresentação será na Praça da Paixão, no centro da cidade, e deve  reunir 18 mil pessoas,  na quinta e sexta-feira da Semana Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário