Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2015

SER JORNALISTA É MAIS DO QUE ISSO

Antonio José de Oliveira
Vice-pres da Abrajet-CE
Na última terça-feira, 7 de abril, comemorou-se o Dia do Jornalista. Este artigo é fruto da indagação de uma jovem, ao saber que somos formados em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e, consequentemente, exercendo a profissão de jornalista, visto trabalhar, há mais de 35 anos, na Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com passagem pelos jornais O Povo, extintos jornais Correio do Ceará e Unitário, TV Tupi, Canal 2, Assesoria de Imprensa e Relações do Banco do Nordeste, Agência de Propaganda Terraço Comunicação e Marketing. A pergunta foi: “O que é ser mesmo Jornalista?”
No Dia do Jornalista, escrevemos, neste espaço, a nossa resposta à jovem indagadora. Ser Jornalista, não é apenas ter concluído o Curso de Comunicação Social ou Jornalismo, de nível superior, e ter aprendido e praticado as técnicas de Comunicação de Massa e adquirido uma cultura eclética, embora sejam condições necessárias para quem exerce a profissão. Isso, à primeira vista, leva a crer tratar-se de um tipo ideal de Jornalista. Aquele que exerce o Jornalismo (Rádio, Jornal, TV, Revista, Assessoria de Comunicação ou de Imprensa pública e privada), na labuta diária, está consciente de que ser Jornalista não se resume ao retrocitado.
Ser Jornalista é, sobretudo, renunciar a si próprio em benefício da coletividade.  É ser humilde, jamais ser dono da verdade,  ético (A Ética é coletiva e não individual), honesto, firme em suas decisões, quando a verdade do fato tem de ser dita e pode ferir a suscetibilidade de terceiros ou de organizações públicas ou particulares. É ainda não se deixar subornar, mediante oferta de vantagens financeiras ou acesso a cargos, mesmo ciente de que ganha pouco com profissional de imprensa.
Ser Jornalista, cara jovem, nas horas de trabalho, é não sentir o frio do medo e enfrentar, de cabeça erguida, situações, às vezes, complicadas, que lhe surgem na cobertura dos fatos. É misturar-se com o povo, porém não se deixar influenciar pela massa. É manter contatos com destacadas autoridades, todavia a notícia é o que interessa. Ser Jornalista é não fugir do que lhe foi pautado, ainda que tenha de tirar os sapatos, arregaçar as calças, contanto que se viva o momento do fato, alvo de notícia ou de reportagem. É ter oportunidade de desfrutar de ambientes sofisticados e de regalias, contudo as dispensando para o excelente cumprimento de sua missão.
Ser Jornalista, prezada jovem, não é usar somente paletós de grife, camisas finíssimas, gravatas italianas, sapatos importados. Não é ficar, nas salas de redação, num ambiente refrigerado, escolhendo os assuntos a serem divulgados. Não é evitar locais, onde faltam condições higiênicas, habitações não dignas para um ser humano, fugindo de um sol causticante, chuva, lama ou outros incômodos.
Ser Jornalista, curiosa jovem (Quem não pergunta pouco sabe das coisas), pois perguntar é uma necessidade de quem quer aprender), Ser Jornalista é, acima de tudo, amar a profissão e ter a certeza de que, em outro emprego, pode-se ganhar mais dinheiro e trabalhar menos, porque Jornalista, de verdade, é Jornalista, durante 24 horas, caso seja preciso participar de coberturas, seja qual for. Afinal, estimada jovem, somente conhece o que é ser Jornalista e sempre valoriza a profissão quem a vivencia no dia a dia.
Por último, uma frase do fundador da primeira Escola de Comunicação (Jornalismo), Joseph Pulitzer: “Jornalista, há muitos. Bons, poucos. Verdadeiros, raros”. Dele também: “A Imprensa não foi criada, para adocicar a realidade”. E do imortal Rui Barbosa: "A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça". Parabéns, colegas jornalistas!
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário