Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ABERTURA DAS TRÊS CALHAS - ESPETÁCULO MARAVILHOSO NA HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ

A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até as 17h deste domingo, 22, mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.
Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento nas três calhas. A cena rara que não ocorria havia mais de quatro anos, virou uma grande atração.
Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de pessoas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa. Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente deste domingo mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.
VERTIMENTO - A Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10h e prosseguiu até pouco mais das 14h. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana. Em condições normais de operação, a abertura de três calhas só acontece com vertimento acima de 30 mil metros cúbicos de água por segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário