Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

FEIRA MASSA - DIAS MOVIMENTADOS NA COMUNIDADE DO POÇO DA DRAGA

Oficina de Discotecagem
A Feira Massa está na sua segunda edição, durante toda esta semana. Desta vez, no Poço da Draga. A comunidade, que tem 109 anos, nasceu com os pescadores portuários e estivadores. Hoje há cerca de 2 mil moradores em 505 casas.  Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no local, os moradores procuram dar visibilidade às potencialidades existentes, com jovens desenvolvendo trabalhos ligados à arte, cultura, grafite, fotografia, cinema e música. Somam-se a esses os projetos sociais mobilizados pelos moradores, como o Poço de Cultura, que amplia o acesso à leitura; o Guardiões da Memória, com narrativa de histórias pelos moradores mais antigos; e o grupo "Nós Ambiente", que trabalha a questão da educação ambiental.
Oficina de Muay Thay
O EVENTO - Como na primeira edição, no Mirante do Conjunto de Santa Terezinha, a Feira Massa encontra na comunidade suas vocações, discute, conversa, e assim consegue viabilizar a programação da Feira, construída a muitas mãos. As apresentações artísticas que compõem a programação do evento partem de um processo de pesquisa feita em conjunto com articuladores locais que aponta os artistas e grupos que atuam no bairro na área da Música, Artes Visuais, Dança, Artes Cênicas, Atividades Culturais Infantis, Artesanato e Gastronomia.
A Feira Massa disponibiliza oficinas e workshops nas áreas de empreendedorismo, educação ambiental e cultura e arte, com especificações que atendem às necessidades de cada comunidade. No Poço da Draga, a população tem acesso a oficinas e aulas de fotografia, vídeo mapping, discotecagem, capoeira, zumba, skate, muay thai, malabares, além de torneios esportivos e feiras de artesanato e gastronomia. Na programação paralela, o projeto contempla shows artísticos, com humoristas, festas temáticas e atrações musicais.
No sábado, 12, a Rua dos Tabajaras, da Igreja de São Pedro até a Av. Almirante Tamandaré, estará fechada para pedestres: é o Sábado Massa, com uma programação a parte pra gente viver a Praia de Iracema, essa extensão do Poço da Draga que será sempre parte da vida da comunidade.
No domingo, dia em que o evento se encerra, a programação é esta: Live in Paint; Estação de Bicicleta compartilhada; Exposição das Peças da oficina de Modelagem Corte e Costura; Jogo da Saúde (ICC); Percurso histórico na comunidade; Aulas de skates;  Grupo de Flautas Poço de Som e Coral Infantil Raio de Sol. De 18h às 18h30, ponto de destaque é a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário