Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Fortaleza participaram da implantação do Projeto Praia Acessível. Fruto de uma parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo (Setfor), e Governo do Estado do Ceará, a iniciativa começou a ser concretizada no último dia 17, oferecendo uma estrutura de vôlei e frescobol adaptados.
Além destes espaços, foram ofertadas cadeiras anfíbias para banho de mar, esteiras, piscinas, mesas, banheiro acessível e itens de segurança. Uma equipe formada por monitores, assistentes sociais e enfermeiras estará disponível na Praia de Iracema, de quarta a domingo, de 9h às 14h. Já na alta estação, o projeto deve se estender para todos os dias.
O Praia Acessível beneficiará muitos cearenses. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 2.340.150 pessoas com deficiência no Ceará, ou seja, 27,69% da população residente no Estado possui algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com a pesquisa, existem quase 840 mil idosos, o que representa 10% da população cearense.
Para o secretário de Turismo do Município, Elpídio Nogueira, o projeto, além de ter um cunho social, ainda ganha destaque no cenário do turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário