Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

14ª SEMANA NACIONAL - PROGRAMAÇÃO EM MAIS DE 1.200 MUSEUS POR TODO O PAÍS

Exposição:"O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”
A 14ª Semana Nacional de Museus, que se iniciou na última segunda-feira (16) e terminará no próximo domingo, com o tema Museus e paisagens culturais, terá a participação de 1.236 museus e instituições culturais espalhados pelo Brasil. O Guia da Programação conta com cerca de 3.700 atividades cadastradas em todo o país. 
A Semana acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, que decorreu  ontem,18, quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.  A concertação de programações culturais enfatiza importância da Semana como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.
TEMA - O tema Museus e Paisagens Culturais foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, e para a 24ª Conferência Geral do ICOM, a ser realizada em Milão de 3 a 9 de julho.
Para ilustrar a Semana, o Ibram escolheu uma obra de Candido Portinari: Pipas, 1941. O direito de reprodução foi gentilmente cedido ao Instituto por João Candido Portinari, filho do autor e diretor do projeto. 
A composição da obra representa uma paisagem ao ar livre e pipas no céu. Ela sugere uma relação entre território e cultura e, ao mesmo tempo, enfatiza o ambiente como espaço das relações humanas. Os locais externos abrigam comunidades, suas identidades e memórias, sendo, portanto, objetos de atuação do museu quanto a sua preservação, qualificação e dinamização. 
COMEMORAÇÕES NO CEARÁ - 14ª Semana Nacional de Museus vem sendo bastante comemorada no Ceará. A Secretaria da Cultura do Ceará promoveu na quarta-feira, em Fortaleza, a inauguração do Pátio MIS, no Museu da Imagem do Som. O novo espaço abriga, em sua inauguração, a exposição “Orson Welles entre os povos do mar", com 25 fotos de Chico Albuquerque, entre outras atividades. A programação especial do Pátio MIS segue até 21/5, sempre às 18h, com entrada franca. Outros museus em vários municípios do Ceará também estarão com programação especial na Semana Nacional de Museus, 
"A Semana Nacional de Museus é um convite às pessoas da mais diversas regiões do Ceará a visitarem os museus e conhecerem um pouco de sua cultura e história", destaca Carla Vieira,  diretora do Museu do Ceará e do Sistema Estadual de Museus.
Durante a Semana, o Sobrado Dr. José Lourenço tem desde terça-feira uma programação com exibição de filmes, palestra e oficina, com término amanhã.  A exposição "Fimerzas - Resistência Poética", com peças do MiniMuseu Firmeza, estará aberta a partir de amanhã para visitação e a exposição "Poema das Águas" será aberta também amanhã, às 10h, no equipamento localizado na Rua Major Facundo, 154, no Centro de Fortaleza. 
Já o Museu do Ceará recebeu ontem e hoje a XII Semana Paulo Freire, com mesas redondas e lançamentos de livros para debater o tema "Capitalismo, Civilização e Trocas Culturais no Ceará”. De 14 passado até  domingo (22), os Núcleos de Ação Educativa dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizam exposição, exibição de filmes, seminários e encontros sobre a Semana Nacional de Museus. Hoje, os museus do CDMAC convidam pesquisadores para discussão do tema paisagem cultural e urbanidade em Fortaleza, às 19h.
Outras exposições podem ser conferidas no Theatro José de Alencar, que apresenta "Olhares Diversos na Luta Antimanicomial", com obras de diversos artistas, como J. W. Crispim, J. C. Bandeira e Marina Rodrigues, até o final do mês. A Casa de Juvenal Galeno abriga a exposição sobre literatura de cordel. Toda a programação tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário