Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

IPHAN: TOMBAMENTO DE OBRAS

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na sua última reunião analisou proposta de tombamento de mais três obras do arquiteto Oscar Niemeyer: Passarela do Samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ) e conjunto de edificações projetadas do Parque do Ibirapuera (SP). Se forem aprovados, os três bens serão integrados aos outros 24 monumentos – já tombados desde 6 de dezembro de 2007.
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Inaugurado em setembro de 1996 e projetado por Oscar Niemeyer, localizado no Mirante da Boa Viagem, é considerado um dos mais belos ícones culturais e cartões postais da cidade.
O Parque do Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo (SP). A ideia era converter a área alagadiça da região – que havia sido na época da colonização uma aldeia indígena – em um parque que criasse uma relação entre a natureza e o espaço urbano. Daí originou-se o nome Ibirapuera (ypi-ra-ouêra), que na língua Tupi significa árvore apodrecida. 
O sambódromo fica localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. A Sapucaí é ocupada por um grande complexo de arquibancadas e camarotes, ao longo de seus 650 metros, acomodando, no Carnaval, um público de aproximadamente 60 mil foliões. Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan
A proposta de tombamento se dá especificamente aos monumentos do parque que foram projetados por Oscar Niemeyer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário