Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

PALMAS, 27 ANOS - A CAPITAL DO TOCANTINS É REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO

Centro de Convenções de Palmas
A mais jovem capital completa nesta sexta-feira (20), 27 anos. Palmas foi a última cidade brasileira planejada e construída no século XX – com obra iniciada em 20 de maio de 1989 e instalação realizada em 1º de janeiro de 1990. O nome Palmas é uma homenagem a São João de Palmas, cidade pioneira no movimento pela independência da região norte de Goiás, que resultou no estado tocantinense.
A construção contou com o trabalho de brasileiros de todos os estados, À FRENTE O CEARENSE  Siqueira Campos,  gerando uma mistura de raças, cores e sotaques característicos da diversidade cultural do município. Para festejar a aniversariante, as comemorações terão início às 8h, na Praça da Igreja Matriz, em Taquaralto, onde haverá o tradicional corte do bolo. O bairro também será palco do Desfile Cívico marcado para às 19h.
Um dos principais municípios indutores do turismo regional, Palmas já recebeu R$ 19,4 milhões em investimentos do Ministério do Turismo, de um total de R$ 137,8 milhões para todo o estado. A obra do Centro de Convenções Parque do Povo – inaugurado ontem (19) como parte das comemorações de aniversário da cidade – e a restauração da Praça dos Girassóis estão entre os projetos apoiados pelo MTur, além da sinalização turística local.
A cidade está entre as mais desenvolvidas do norte do país e oferece uma arquitetura monumental, além de atrativos naturais como praias fluviais e parques. Entre os centros de lazer e cultura destacam-se o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, abrigo da cultura palmense, e o Memorial Luís Carlos Prestes, cujo o projeto de Oscar Niemayer reúne objetos do líder comunista. Parques urbanos, praças e jardins ocupam áreas verdes estrategicamente projetadas. Destaque para a Praça dos Girassóis, onde ficam os três poderes estaduais e alguns dos principais monumentos da cidade.
REFERÊNCIA TURÍSTICA - Palmas também é propícia para o desenvolvimento do turismo de negócios, eventos e prática do ecoturismo por estar localizada no centro do Brasil, a 805 km de Brasília. Por esse motivo, a cidade tem sediado grandes eventos como a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em outubro de 2015, que reuniu 1.800 atletas de etnias brasileiras e países como Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Filipinas, Argentina e Rússia, entre outros.
O rio Tocantins, além de significar uma fonte de grande potencial energético, oferece belas praias. A cidade oferece vários pontos turísticos: o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, as cachoeiras da região de Taquaruçu entre outras. São mais de 2500 km de praias fluviais e matas de grande beleza. Destaque para a Reserva Ecológica de Lajeado e a Praia Mona.
O Espaço Cultural de Palmas abriga o Teatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade, a Grande Praça e a Secretaria Municipal de Cultura. 
Monumentos que contam a história de Palmas; Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis, o Palacinho, o Cruzeiro, o Monumento à Lua, a Casa Suçuapara, a Capela de Santa Rita de Cássia, a Assembléia Legislativa, o Barracão de Palha do Canela e o Memorial Coluna Prestes. 
A TOCHA - No dia 11 de junho, uma grande festa de celebração popular está sendo preparada para recepcionar a Tocha Olímpica, que dormirá na cidade. A festa acontecerá na Praia da Graciosa, principal da cidade, que conta com estrutura para receber moradores e turistas.  Na orla é possível aproveitar bares, restaurantes, quadras de esporte, marina, atracadouro, e píer com vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km, cruzando o lago de Palmas. O Arraiá da Capital, o Natal dos Sonhos e o Carnaval da Paz também estão entre os eventos mais prestigiados pelos palmenses e turistas.(Com o MTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário