Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

PROJETO SETE CUMES - NA ETAPA FINAL DA AVENTURA, ROSIER ESTÁ QUASE LÁ

Acampamento ABC, já superado por Rosier
O montanhista Rosier Alexandre está enfrentando a fase mais decisiva da expedição, rumo ao cume do Monte Everest. Nos últimos dias, firmou acampamento a 6.400 metros de altitude, no chamado Campo Base Avançado, de onde partiu diretamente ao topo da montanha. No entanto, o clima frio e as ventanias típicas da Face Norte do Everest dificultaram sua escalada, atrasando as próximas etapas.  
 Além da melhoria das condições climáticas, Rosier esteve à espera dos guias chineses, responsáveis pela instalação das cordas fixas até o cume. Em contato anterior, Rosier relatou que a ventania estava dificultando a instalação das cordas, que só foram concluídas até o 3º Acampamento Avançado.
Eis seu penúltimo relato: 
“Olá, amigos, Estou falando da encosta do Everest. Neste momento, eu estou no ABC, o Campo Base Avançado, a 6.400 metros de altitude. Temos duas esperas: primeiro, uma janela de tempo boa, pois estes dias não estão colaborando. Na última noite, tivemos muito vento e, hoje pela manhã, estávamos planejando subir, mas, no cume, tinha muito vento, nós conseguíamos ver a neve levantando. Então, sem condições. Temos outra espera, que é esperar que os guias chineses, os responsáveis pela colocação das cordas fixas até o cume, concluam esta etapa. Até então, eles só fizeram até o Campo 3. Do Campo 3 ao cume, ainda não temos cordas, e precisamos esperar um tempo bom, para que eles façam isso.”
PERTO DA VITÓRIA -O montanhista cearense fez contato com a família, via telefone por satélite, às 05h30 de hoje,  sexta-feira (20/maio) comunicando sua chegada a 8.300m de altitude. Ele já se encontra no Campo 3, último ponto antes de chegar ao cume do Everest a 8.848m de altitude
Rosier Alexandre levou 2h50min para realizar o percurso do Campo 2 a 7.700 até o Campo 3 a 8.300. Estava usando oxigênio suplementar. Na ligação relatou emocionado "não estou nem acreditando", disse ainda que o tempo estava favorável, aberto e com pouco vento, e que agora é questão de horas.
O ataque ao cume deve acontecer na noite desta sexta, 20 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário