Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de março de 2017

MUITOS HOTÉIS ALAVANCARAM O TURISMO LOCAL

Carlos Casaes
Abrajet - BA
HOTEL DA BAHIA - Em 1949, era Governador da Bahia o grande intelectual Octávio Mangabeira. Acontecia aquela altura o “Quarto Centenário da Fundação de Salvador”. O ilustre Chefe do Estado, então, promoveu a construção de alguns dispositivos capazes de contribuir para o desenvolvimento da Cidade e do Estado.
Foi assim com o Estádio que levou o seu nome, na Fonte Nova, como a Avenida que também gravou o seu nome, ligando a cidade a Itapuã, e o Hotel da Bahia, primeiro grande empreendimento hoteleiro da capital baiana. A partir de então, Salvador passou a contar com uma unidade hoteleira  a nível internacional, muito responsável pelo despontar do seu turismo.
PÁLACE E MERIDIONAL - Até então, eram os dois grandes instrumentos de hospedagem na “boa terra” o Pálace Hotel e o Hotel Meridional. Ambos na Rua Chile, então, centro nervoso da cidade. O primeiro deles hoje em conclusão de reforma que o avançará na classificação, e o segundo já desaparecido há muitos anos.
O COPA E O GLÓRIA - No Rio de Janeiro, dois excepcionais estabelecimentos hoteleiros pontificaram a grande marca da hospedagem carioca, notadamente na recepção de estrangeiros. O Copacabana Pálace e o Hotel Glória constituíram-se, por muito tempo, no desaguadouro da preferência dos visitantes, especialmente dos astros do cinema. Nos períodos do Carnaval, foram os locais onde aconteceram os mais badalados bailes.
JATIÚCA AINDA LEMBRA O NOVO MOMENTO DE MACEIÓ - Instalado estrategicamente a beira-mar de Maceió, o Resort Jatiúca, sem dúvidas, constituiu-se no grande alavancador do turismo na capital alagoana. Com uma nova proposta, até então inexistente na cidade, conseguiu atrair as atenções, especialmente de todo o país, para fazer consolidar uma atividade estratégica pra a sua economia: o turismo.
A SERRA GAÚCHA DEFINITIVAMENTE INSERIDA NO CONTEXTO -Um dos destinos mais fortes do turismo no país, a Serra Gaúcha, sem dúvidas, conquistou mais espaço no contexto do turismo brasileiro, com o advento em Canela do excepcional “Laje de Pedra”, uma iniciativa do investidor Péricles Druck. Sendo até o inspirador da CVC de então – leia-se Guilherme Paulus – para o lançamento do seu festejado programa “Serra Gaúcha”.  
TROPICAL MANAUS UM EXEMPLO EXUBERANTE - Manaus despontava para o país, sobretudo, com a sua Zona Franca, que agitou este Brasil de Norte a Sul. Foi, coincidentemente, quando emergiu o Hotel Tropical, que passou a figurar como um ícone da melhor qualidade. Foi, então, uma grande sustentação para que a visitação a cidade “bombasse” no seu crescimento. 
O MARINA TAMBÉM SE INSERIU EM FORTALEZA - A capital cearense, sem dúvidas, tem no Marina Hotel, um ponto referencial do seu desenvolvimento turístico. O surgimento de uma unidade hoteleira com proposta tão avançada captou as atenções e foi o ponto de partida para o enriquecimento da sua capacidade de hospedar todos os níveis de visitantes. Inclusive, o seu famoso Reveillon é, sem dúvidas, um desaguadouro promocional.
UM PROJETO ARROJADO SOBRE O MAR - Para a época, o Hotel Tambaú de João Pessoa, na Paraíba, atraiu as atenções gerais pelo arrojo das suas linhas arquitetônicas. Com o diferencial de simular uma imensa fortaleza sobre o belo mar paraibano. Ainda hoje, o Tambaú é, igualmente, referência naquela cidade.
RIO POTI: FRUTO DO IDEAL DE UMA FAMÍLIA - Já faz algumas décadas que Teresina, no Piauí, ganhou novo “status” no seu turismo, com a construção de um belo exemplar da hotelaria brasileira: o Rio Poti Hotel. E, consciente do seu papel, atraiu, inclusive, as atenções da imprensa especializada, que lhe rendeu, então, justa repercussão.
O QUATRO RODAS DE SÃO LUIZ - Erigido estrategicamente em ponto de destaque da capital maranhense, o Hotel Quatro Rodas foi um dos expoentes da cadeia que o grupo Abril fez instalar em várias partes do Brasil. E foi, sem dúvidas, a primeira grande experiência naquela cidade, que contribuiu decisivamente para a movimentação turística.
EM BRASÍLIA E EM SÃO PAULO -  O Hotel Nacional, em Brasília, e os hotéis Hilton, Monfarrej e Maksoud, em São Paulo, constituíram-se em grandes impulsionadores, também, da hospedagem do melhor nível nas duas cidades estratégicas para o turismo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário