Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de março de 2017

ABRAJET-CE: 33 ANOS AJUDANDO A DIVULGAR O TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet - CE
Se todos cantam as suas associações, vamos também cantar a nossa. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – completou, no dia 27 de fevereiro de 2017,  seus 33 anos de criação. Tudo começou no ano de 1984. A Abrajet-Ceará é sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo – Ajotece – presidida, inicialmente, pelo jornalista Irã Benevides (falecido) e que muito fez pela entidade.
A Abrajet-Ceará é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo integrar profissionais de imprensa, rádio, televisão, assessores de comunicação de empresas públicas e privadas e blogueiros, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho.
A Abrajet-Ceará, desde a sua fundação, vem desenvolvendo ações e trabalhando em benefício do Turismo do Ceará e do Brasil, visando ao seu desenvolvimento sustentável e ao seu prestígio. Trata-se, pois, de uma entidade que sempre coloca os interesses do Turismo acima de tudo, todavia com profissionalismo, ética e transparência em tudo o que realiza.
A prova da assertiva retrocitada é que seus membros são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida.
Em pouco tempo de funcionamento, a Abrajet-Ceará realizou, em Fortaleza, uma série de eventos e promoções, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico. Sem falsa modéstia, marca presença nos principais eventos desse segmento econômico.
Bem! Dentre as diversas ações, promovidas, outrora, destacam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais.
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional e mantém ligações com outras entidades da comunidade turística brasileira. Afinal, a Abrajet-Ceará existe em quase todos os Estados brasileiros.
Anualmente, a Abrajet-Ceará homenageava, com dois troféus, durante sua festa de Natal e de Ano-Novo, uma personalidade turística e uma empresa que tivessem contribuído, para acelerar o processo de desenvolvimento do turismo local e nacional.
A Abrajet-Ceará, nesses 33 anos de pleno funcionamento, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto (três mandatos consecutivos); Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira (duas vezes consecutivas), José Carlos de Araújo, (duas vezes consecutivas), José Rangel (duas vezes consecutivas), Hélio Rocha Lima, e o jornalista Fenelon Gonçalves de Oliveira, falecido em junho de 2016, sendo substituído pelo vice-presidente Antonio José de Oliveira.
No momento, além dos mencionados acima, fazem parte da diretoria da entidade os jornalistas, Antonio Augusto Oliveira, Hélio Rocha Lima, Silvana Frota, Fernando Pinto e Leonardo Capibaribe, todos trabalhando com o único propósito: defender as causas maiores do turismo, da Abrajet-Ceará e da sociedade como um todo.
Ao completar 33 anos, sua diretoria e associados têm uma mensagem a dirigir ao “trade” turístico: QUE TODAS AS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS, PÚBLICAS E PRIVADAS, TRABALHEM, EM PARCERIA, SEM AQUELA DE UMA QUERER PROPALAR SER  A MELHOR EM TUDO.
|Por último, permita-nos, caro leitor, registrar, aqui,  que Turismo é parceria, porém ser parceiro não é  atropelar e  muito menos ferir os princípios éticos, querendo sobressair-se. Ser parceiro – acredite você – é crescer junto e saber tirar lições dos erros cometidos. Vamos em frente! PARABÉNS A TODOS OS DIRIGENTES E SÓCIOS DA ABRAJET-CEARÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário