Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

NÃO APENAS FESTAS NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Pres ABRAJET CE
O calendário marca o Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, celebrado em mais de 150 países, englobando os localizados no Ocidente e no Oriente. Para nós, que comentamos, há mais de 30 anos, assuntos desse segmento econômico, a data não deve ser, apenas, de festividades, mas um grito, na consciência de todos, de que uma atividade, que impacta mais de 50 outras, merece ser desenvolvida com profissionalismo, princípios éticos e transparência, tanto por gestores públicos, quanto pelos da iniciativa privada, lembrando que os militantes do setor turístico precisam também do que ressaltamos acima.
Não há necessidade de ser formado em Turismo, para se aquilatar os benefícios positivos que traz para a humanidade. Dois deles: maior integração entre os povos e a divulgação da cultura e do “modus vivendi” de quem mora nos polos receptores e emissores. Ante o mencionado, passemos a enumerar alguns dos seus benefícios: o Turismo, na atualidade, segundo estudiosos da matéria, é a terceira maior indústria de exportação do mundo, após produtos químicos e combustíveis. 
Já lemos, em livros especializados, em revistas, jornais, vídeos e em outros meios de comunicação de massa e em redes sociais, que, se bem operacionado, ou seja, de modo racional, respeitando-se a preservação dos recursos naturais, a cultura dos habitantes das localidades com atrações turísticas, traz esperança, prosperidade e compreensão a tantas vidas e meios de subsistência em todo o mundo. Há previsão de que, no ano de 2030, quase dois bilhões de pessoas ultrapassarão as fronteiras, visitando terras ainda desconhecidas, ou revisitando-as, quer em viagens de lazer, negócios, religiosos, explorações científicas, a tratamento de saúde e outras necessidades particulares.
Quem se dedica aos estudos e às atividades turísticas está consciente de que o Turismo proporciona vantagens do ponto de vista: econômico, produzindo crescimento inclusivo; social, trazendo empregos dignos e capacitando comunidades; ambiental, preservando e enriquecendo o meio ambiente, não o degradando; culturalmente, celebrando e preservando a diversidade, a identidade e a cultura tangível e intangível; paz, como um pré-requisito essencial para o desenvolvimento e o progresso.   
Nessa importante e significativa data, é bom destacar que a Assembleia Geral da ONU declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Ante o exposto, afirmamos, sem medo de cometer equívocos, de que, por meio do Turismo é possível construir um mundo mais humano, justo, equânime, onde todos tenham voz e vez, concretizando-se um desejo de todos, ou seja, a consecução da PAZ MUNDIAL. 
O Turismo, no caso específico do Brasil, pode ajudá-lo a superar a crise socioeconômica, gerando mais oportunidades de trabalho, melhor distribuição de renda e contribuindo para melhor qualidade de vida da população. No Ceará, o turismo vem merecendo investimentos, na infraestrutura física de suporte ao setor e na divulgação do seu potencial, por parte dos governos estadual, municipais e dos empresários do ramo. VIVA, POIS, O TURISMO EM SEU DIA ESPECIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário