Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

EM HONRA A SÃO FRANCISCO DE ASSIS - MILHARES DE FIÉIS PARTICIPARAM DOS FESTEJOS EM CANINDÉ

Mais uma vez, este ano, a tradição de várias décadas se fez presente em Canindé. Durante os festejos em honra a São Francisco de Assis, iniciados no dia 24/09, milhares de católicos não apenas da cidade cearense, mas de todo o Nordeste fervorosamente participaram de todos os atos litúrgicos realizados no segundo maior templo franciscano do mundo. Nos 11 dias de festejos foram realizadas missas na Basílica e nas igrejas da cidade e novenários na Praça dos Romeiros. A celebração de encerramento, na última noite de louvor a São Francisco teve como subtema "A igreja reconhece a santidade de São Francisco". O pregador foi o Ministro Provincial Frei João Amilton. 
Um dos grandes destaques das celebrações em honra ao Pobrezinho de Assis foi a Missa dos Vaqueiros, celebrada pela manhã do último dia 30 pelo pároco da Paroquia de São José, padre Roberto Reinaldo. Antes do ofício, realizou-se grande cavalgada promovida por centenas de vaqueiros com partida da estátua de São Francisco e chegada ao Parque de Exposição de Canindé, local da celebração.  
ENCERRAMENTO – Como é da tradição, o dia do encerramento dos festejos foi o que contou com a maior presença de público. A Basílica e suas proximidades ficaram repletas de fiéis durante a missa de encerramento, ocorrida anteontem, 4 de outubro, ato realizado às 9h  na Quadra da Gruta. No mesmo dia, acompanhada por grande multidão, às 17h ocorreu a procissão com a Imagem de São Francisco, iniciada na Praça da Basílica.
Ontem, às 12 horas, houve o encerramento da Festa de São Francisco de Canindé, também com a presença do grande número de pessoas.  
CORREDOR RELIGIOSO - O governador Camilo Santana anunciou na noite desta terça-feira (3), durante as comemorações em homenagem a São Francisco das Chagas, em Canindé, as obras de requalificação do corredor religioso do município. O projeto, que está em processo de licitação, conta com investimento de mais de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado. 
Em 2017, a Paroquia de São Francisco das Chagas, que abriga o maior santuário franciscano das Américas, comemora 200 anos de fundação. “Essa é uma das maiores festas religiosas do Brasil e que, a cada ano, vê o número de visitantes crescer. Isso mostra a esperança das pessoas na palavra de Deus e no exemplo do que representa São Francisco, que sempre lutou pelos mais necessitados”, citou o governador.
O corredor religioso do município é composto pela Basílica de São Francisco das Chagas, Estátua de São Francisco, Praça do Romeiro, Convento de Santo Antônio, Casa dos Milagres e Via Sacra do Monte. A obra é de responsabilidade da Secretaria das Cidades.
Também estão inseridas no projeto a urbanização da área que circunda a Igreja Nossa Senhora das Dores, compreendendo a execução de piso pré-moldado, atendendo as normas de acessibilidade, instalações, paisagismo, estacionamento para carros e motos. Além disso, será aberta uma via chamada Rua Nova do Convento, compreendendo serviços de contenções, piso pré-moldado e piso rústico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário