Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

TURISMO BAIANO EM MAR REVOLTO

UM ABRAÇO AO CENTRO DE CONVENÇÕES -Numa manhã de domingo, a comunidade turística baiana, tendo como aliados os moradores das imediações do antigo Centro de Convenções, promoveu uma manifestação contra o estado de indefinição em que ainda se encontra aquele importante equipamento do turismo da “boa terra”, por conta do desabamento de uma parte da sua estrutura.
O objetivo de toda a multidão que cercou o CC foi protestar contra a falta de solução para o estado em que mergulhou o turismo baiano sem a existência do seu importantíssimo equipamento. Inclusive, tanto as muitas lideranças dos diversos segmentos como os residentes no entorno daquele prédio, protestaram contra a tendência demonstrada pelo Governo do Estado em transferir para a Avenida Paralela, já nas proximidades do Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães.
JÁ LÁ SE VÃO DOIS ANOS - A realidade é que Salvador se encontra sem condições de sediar os grandes eventos nacionais e internacionais em virtude da inexistência do seu Centro de Convenções. Embora, em 24 de Dezembro de 2014, o Governador houvesse declarado que havia decidido pela construção de um novo CC. Chegou a ser lançada uma licitação de R$5 milhões para a recuperação do atual, cujas obras não chegaram a ser concluídas por conta do desabamento.
Com as idas e vindas, inclusive especulação pelo Governo de alguns outros locais escolhidos para sediar o novo Centro, todos, por sinal, condenados pelos "expertos”, até que, agora, assegura que a indicação do espaço da Paralela é definitiva. O que desagrada inclusive a comunidade residente no Stiep que utiliza uma série de argumentos para contestar aquela preferência.
ÓRGÃOS DO SETOR NÃO SE PRONUNCIAM  - Um dado impressionante, que chama a atenção das lideranças do turismo baiano é que os órgãos do setor, Secretaria de Turismo e Bahiatursa, não se pronunciam publicamente sobre a questão, nem mesmo dialogam com a comunidade turística para examinar a questão.
No que respeita a ambos, por sinal, continuam a veicular notícias nos órgãos de comunicação de Salvador dando contas da provável mudança dos dirigentes daqueles setores. E os argumentos que têm justificado tal decisão do Governo do Estado, se realmente ocorrer, serão puramente políticos, no caso da Bahiatursa. Quanto a Secretaria, assegura-se que decorre em virtude da falta de ação do titular, que não conseguiu assegurar o “hub” da Air France e não tem controlado a insatisfação geral com respeito ao Centro de Convenções.
SALVADOR PERDEU A QUEBRA-DE-BRAÇO PARA FORTALEZA -  Uma das últimas notícias que abalaram a comunidade turística baiana foi de que Salvador, em definitivo, perdeu a preferência da GOL/AIR FRANCE para instalação do seu “hub”. Essa contenda se vinha arrastando já há algum tempo, criando, contudo, a espectativa do turismo baiano de que o Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães pudesse ser o indicado pelas companhias respectivas.
O que se informa, porém, é que a decisão daquelas companhias por Fortaleza decorreu da iniciativa do Governo do Estado do Ceará em se deslocar até Paris para dialogar com os dirigentes da Air France e oferecer as vantagens que levou no seu “portfólio”. Enquanto a Bahia não se pronunciava oficialmente. Salvador já havia perdido o “Hub” da AZUL para Recife.
PREFEITURA CORRE ATRÁS DO PREJUÍZO - Em contrapartida, o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, informou que a Prefeitura da Capital baiana sancionou a Lei 9.276/2017, no dia 15 passado, através da qual oferece incentivos fiscais para outras empresas que vierem a implantar seus “hubs” no aeroporto baiano. Uma das empresas que se encontra na mira da municipalidade é a Air Europa, que, por sinal, já está instalada em Salvador.
Já contando com dois voos semanais da capital baiana para o “Velho Mundo”, a espectativa é que a Air Europa venha a ampliar com outro voo, o terceiro, entre Salvador e Madrid no mês de dezembro. Outras empresas aéreas se encontram, igualmente, na mira da Prefeitura, com vistas a privilegiar a Capital baiana.
SALVADOR RECEBERÁ MAIOR REGATA TRANSATLÂNTICA -  Uma conquista, porém, do Governo do Estado é que, entre os dias 12 e 14 de Novembro, Salvador deverá estar recebendo a 13ª Transat Kacques Vabre, a maior regata transatlântica do mundo. A largada ocorrerá no dia 5 de novembro em “Le Havre”, na França.
As 4.350 milhas náuticas (8.056 km) são consideradas como a Rota do Café e terão o concurso de 41 embarcações, cada qual com dois velejadores. Serão quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e até 100 pés. Essa regata já teve Salvador como porto de chegada nos anos 2001, 2003, 2005 e 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário