Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 02/02/2018

A VIOLÊNCIA NA CONTRA-MÃO DO PROGRESSO - Na última semana,  o Ceará foi abalado por lamentáveis acontecimentos. Numa casa de shows localizada em Cajazeiras, em Fortaleza, na madrugada de sábado, 27, aconteceu a maior chacina registrada em todos os tempos no Estado, tragédia aumentada por mais 11 homicídios ocorridos no final da semana em diversos outros pontos da cidade. A péssima notícia foi ainda acrescida por outra chacina, acontecida numa cadeira pública na cidade de Itapajé, numa briga de gangues- PCC (Primeiro Comando da Capital), o CV (Comando Vermelho) e o GDE (Guardiões do Estado). Em pronunciamento em razão direta com os últimos e fatídicos acontecimentos, o Governador Camilo disse: "Estamos pagando um preço muito caro hoje por falta de uma política nacional. Essas facções nasceram no Rio e em São Paulo e se espalharam pelo Brasil inteiro. Isso é uma briga de território". Reposta do Governo Federal: "Nós entendemos que o Estado do Ceará tem condições apoiado pelo governo federal, mas não com uma ação direta do governo federal”. Adiantou: “Senão, a cada momento acontece um crime bárbaro como esse e chama o Exército, Marinha, Aeronáutica. Não é o caso". Esta querela, no momento, não importa muito. No nosso modo de entender, ambos são culpados pelo fato de até agora não terem sido eficientes no combate à criminalidade que se abateu sobre o País, nos últimos anos, a ponto de sermos olhados como um país perigosíssimo para qualquer visitante. E o Ceará é tido como o segundo mais violento do mundo. Triste fama. Nem a colombiana Medelin   dominada tempos atrás  pelos narcotraficantes,  foi tão marcada. Um contraste está ocorrendo. Enquanto estamos em fase áurea no que diz respeito ao desenvolvimento sócio econômico, com conquistas especialmente na área do turismo, somos vistos por outro lado como um perigo muito grande não apenas para os que aqui habitam, mas também pra os que nos visitam. O “status quo” derruba todo o esforço até agora dispendido pelo próprio Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e, especialmente, pelos nossos empresários do turismo  O momento de insegurança em que vivemos, não se discute,  é o fator de  maior obstáculo para progresso que pretendemos obter.
CRISE ATINGE O CARNAVAL CARIOCA - Conforme a ABAV/RJ, a venda de ingressos para o Sambódromo do Rio de Janeiro para estrangeiros, no Carnaval 2018, será menor do que a dos últimos anos. Adianta a entidade dos agentes de viajem, que a tendência é o folião preferir pular o carnaval nos blocos de rua, e não no Sambódromo. Prognostica que a venda de ingressos para o Sambódromo este ano será 10% menor que a do ano passado. Não há dúvida de que, principalmente para o estrangeiro, a capital carioca, além da crise econômica por que passa, está dominada pela bandidagem, que não se restringe apenas aos morros e favelas, pois chegou aos locais antes tidos como saudáveis, como Copacabana, Leblon e outros tantos. É isto aí. As facções criminosas são as donas da outrora Cidade Maravilhosa. E as autoridades, muitas mergulhadas no mar de lama da corrupção, não conseguem acabar com o império dos marginais. Aqui no Ceará, felizmente, os homens do governo não são apontados como metidos em falcatruas. Até agora, porém, não conseguiram frear a ação dos bandidos, criminosos de toda espécie. O povo brasileiro que se lixe... 
UM ADEUS AO JOSÉ MÁRIO – Na manhã da última segunda-feira, fomos traídos por forte emoção. O jornal “O Povo”, com destaque, noticiou o óbito do seu funcionário de longos anos, José Mário Pinto, ocorrida no dia anterior. Não obstante acompanhar o sofrimento do colega dos últimos dias, a emoção nos dominou, acompanhada até o seu velório, missa de corpo presente e o final sepultamento. É traumático conhecer a vida de uma pessoa amiga e os momentos finais da sua passagem para outra dimensão. Resta o consolo de que esta pessoa cumpriu muito bem o seu papel na vida terrena. O jornalista José Mário, sem dúvida nenhuma, o colega portou-se muito bem sua missão terrena. Pelos idos da década l950/l960, nos encontramos na redação do jornal, até então dirigido por Paulo Sarasate. Lá, ele continuou até sua aposentadoria e depois dela também. Moço, depois de curso no CPOR de Fortaleza, por um tempo deu tréguas na atividade jornalística e foi servir, como aspirante e depois oficial, parece-nos que por dois anos, no batalhão do Exército sediado em Crateús. Pelo que se sabe, houve-se muito bem, recebendo elogios pela conduta pessoal e na caserna. Após reassumir o trabalho no jornal, sua atuação foi marcante, escolhendo os caminhos de divulgar o turismo do Ceará. Um pioneiro, o Zemário. Foi um dos fundadores da Abrajet/Ceará, ao lado de Iran Benevides, Edmundo Vitoriano, Ivonete Maia,( estes também já falecidos), Ivonildo Lavor e Antônio Augusto Oliveira. Como presidente da nossa Abrajet, também atuou com destaque nas esferas da entidade nacional dos jornalistas especializados em turismo. Com Stênio Azevedo continuou sendo peça importante nos passos iniciais que o turismo do Ceará dava para ser a importante atividade que hoje é, nas áreas da economia e do desenvolvimento. Foi presidente do Skal Internacional de Fortaleza e participante ativo de todos os movimentos em prol do turismo. Enfim, José Mário marcou presença, com mérito, em todas as atividades em que se envolveu. Amigo, e sério nas atitudes e no trato das muitas atividades que exerceu. Resta-nos lamentar, e muito, a ausência entre nós de tão dileto colega.
A missa de 7º dia do companheiro José Mário será amanhã, às 18h30, na Igreja do Cristo Rei  
As informações de Emerson Sanglard 
NOVO VOO PARA O PANAMÁ - Na última segunda-feira (29), a Setur/Ceará e a Copa Airlines anunciaram o novo voo da companhia que ligará Fortaleza à Cidade do Panamá. Serão duas frequências semanais que terão início no próximo dia 18 de julho. O anúncio foi realizado em evento para o trade turístico e a imprensa, no Centro de Eventos do Ceará. Com o novo voo, o Ceará passa a ter, até o fim deste ano, 43 frequências semanais internacionais para 13 destinos.
O voo CM343, com duas frequências semanais, sairá de Fortaleza às quintas-feiras e domingos às 2h13min, e chegará ao Panamá às 6h45min (horários locais). O voo de volta, CM342 sairá do Panamá às quartas-feiras e sábados às 15h25min e chegará às 23h57min a Fortaleza (horários locais). Os voos serão operados por um Boeing 737-800 com capacidade para 16 passageiros em classe executiva e 138 passageiros na cabine principal.
CADASTUR - Foi lançada ontem, 0l, pela manhã, na Sala Ponta Verde, no Centro de Convenções de Maceió, a nova versão do Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos - Cadastur - para a região Nordeste. O evento, que será realizado no Centro de Convenções de Maceió, reunirá representantes do setor e dos órgãos regionais de turismo.
O Cadastur 3.0 é um sistema totalmente informatizado para mais agilidade e menos burocracia para os prestadores de serviço turístico que desejam se cadastrar. A modernização tem como objetivo aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário