Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

TRIBUTO A JOSÉ MÁRIO PINTO

Jornalista Silvana Frota
Emocionada recebi de um dos filhos do jornalista José Mário Pinto a notícia de seu falecimento ocorrido dia último dia 28 de janeiro. Uma tristeza profunda me abateu, afinal tinha um apreço e admiração pelo grande profissional e amigo. Além de ter sido seu contemporâneo no Jornal O POVO na década de 70, depois passei a acompanhar seu brilhante trabalho pioneiro na divulgação do turismo no nosso Estado, confesso que foi uma inspiração para que pudesse enveredar também por esta área dentro de nossa revista Ceará e Municípios e dele recebi muitos incentivos.
Cheguei a homenageá-lo com o Troféu César Cals de Turismo que criamos para reverenciar personalidades do trade turístico, municípios que mais investem no turismo e jornalistas. Publicamos sua biografia na edição especial da Revista que ele também deu completa divulgação em sua coluna semanal, recebi depois em troca sua ilustre visita de agradecimento ao lado de um dos seus filhos, que com orgulho me apresentou como engenheiro.
Sempre atento e atuante o insigne jornalista que exerceu a profissão por 60 anos além de cobrir os fatos com sua tradicional máquina fotográfica  gostava de registrar  os  grandes momentos e de participar de  todos os eventos , até exercer  na década de 90,  o cargo de Presidente do Skal Internacional de Fortaleza, clube que  defendeu até a morte - enterrou-se levando consigo no peito o emblema do Skal . Lá e em outras associações voltada para a defesa do turismo fez uma legião de amigos. 
José Mário e Silvana Frota
Cordato e sempre exibindo um largo sorriso no rosto, o nobre colega deixa um legado em todas as áreas onde atuou quer no exército, quer na imprensa ou no setor turístico. Como bem disse o colega José Carlos Araújo- hoje com 93 anos, José Mário Pinto foi um.dos maiores jornalistas do Ceará e um dos maiores incentivadores do turismo em nosso Estado, quando o turismo nem era visto como. Uma importante atividade econômica no Estado." 
A ele, novamente meu tributo e minha homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário