Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

POR UMA FORTALEZA LINDA, SEGURA E AGRADÁVEL

Iniciamos o artigo deste final de mês, afirmando, com orgulho, sermos apaixonados e ter um amor enorme, por uma bela loira, um tanto despenteada e mal vestida, que o poeta Paula Ney, em anos idos, a denominou de “Loira Desposada do Sol”, a nossa Fortaleza, capital do Ceará, que, no ano de 1726, precisamente, no 13 de abril, foi elevada à categoria de Vila, data de sua fundação. Esta loira sempre nos seduziu. É nosso xodó. É mesmo, minha gente!
Ao passar dos anos, Fortaleza foi crescendo, crescendo, até se transformar numa cidade grande, que, a cada dia, continua atraindo turistas e cativando seus habitantes. Mas, verdade seja dita: tornou-se uma metrópole, porém é a mais hospitaleira do Brasil, sem desmerecer as demais, cujo povo busca sempre o diálogo e a aproximação com pessoas de outras plagas. Frise-se ser o cearense reconhecido, nacionalmente, como um povo hospitaleiro, descontraído e que adora receber visitantes, independentemente de raça, classe social, credo religioso, político e de que país for.
Com três milhões de habitantes, a migração de parte da população sertaneja, para a capital, provocou um “inchamento” da metrópole, proliferando as favelas e, devido à falta de saneamento básico, na periferia, a “loira” está despenteada, maltrapilha e causando dó a quem a conhece, ao visitar os bairros do centro e os distantes. E a violência? Ah! Essa abunda em todas as capitais do país, alegam alguns gestores públicos. Triste mesmo, minha gente, é querer justificar o que a bandidagem pratica em nossa capital e no interior do Estado. Nesse caso, negar é querer jogar o lixo pra debaixo do tapete, como se diz vulgarmente.
Por questão de justiça, deve-se proclamar que as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal trabalham, para combatê-la, todavia assaltos e mais assaltos (ultimamente, até chacinas), são praticados a qualquer hora do dia. Não podemos mentir para os turistas e dizer-lhes que não existe isso, em Fortaleza, e que é conversa mole da imprensa. Lembramos a esses que Jornalismo não foi criado para adocicar a realidade.
Na atualidade, não podemos dizer que Fortaleza está belíssima. Algumas avenidas, ruas, praças, calçadões, incluindo monumentos, pichações em muros, sujeira, esparramada nos canteiros das avenidas e águas fétidas nas coxias, causam má impressão aos visitantes e aos habitantes. Agora, sejamos honestos: parte da população tem culpa por essa desagradável situação, visto colaborar para a imundície nos locais públicos.
 Bem! Não sejamos carrascos com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Fortaleza. Saliente-se que estão tomando providências, para solucionar os problemas da cidade, todavia precisa cuidar melhor da segurança pública, de suas praças, ruas, avenidas, monumentos e outros logradouros públicos. Por exemplo, a camada asfáltica, em diversos trechos, é uma buraqueira, inclusive nos corredores turísticos, onde é dada maior atenção. Isto posto, vamos consertar o que possa prejudicar a imagem turística dessa “Loira”, inclusive a violência, para que os turistas a ela retornem e a nossa população não sinta medo, de ir ao trabalho, aos negócios ou ao lazer. Tudo, pois, por uma Fortaleza linda, segura e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário