Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

JORNALISTA CARLOS CASAES: PARA VOCÊ TIRAMOS O CHAPÉU

Sempre julgamos ser recomendável prestar homenagens às pessoas, pelos seus méritos, quando em vida, visto que mortas não podem, em hipótese alguma, saber se foram alvos de distinções em sua vida exemplar pública ou particular. Claro que a última frase é, no dizer do imortal jornalista, escritor, teatrólogo Nelson Rodrigues, falecido há anos, “Ser o óbvio ululante”. 
Bem!  O artigo desta semana é dedicado ao confrade-amigo, o baiano Carlos Casaes, pelo muito que fez e ainda faz em prol do turismo do Estado da Bahia, sobretudo Salvador, quer divulgando seu potencial turístico, quer defendendo os interesses maiores desse segmento econômico, do trade, dos turistas e da população de modo geral.  
É que, apesar de ser octogenário, Casaes ainda tem forças físicas e mentais para dar continuidade à sua missão, como jornalista especializado em Turismo, participando de eventos do setor (seminários, congressos, encontros, conferências, workshops, feiras, festivais, reuniões com o trade turístico, na Bahia e em outros Estados da Federação, sem falar dos ocorridos em vários países da Europa, América do Sul e América do Norte, o que lhe proporcionaram ampliar seus conhecimentos nessa área e em outras  do conhecimento humano.
Mas, fazemos questão de ressaltar, aqui, a oportunidade, também, de Casaes - como é mais conhecido – aumentar seu vasto círculo de amizades, ao tomar parte das iniciativas, retrocitadas, preservando-as e jamais se esquecendo, em suas falas, de enaltecer os amigos, colegas de profissão, autoridades do trade turístico com os quais mantém uma relação de respeito e admiração, não somente pelos cargos que eles ocupam, na vida profissional, bem como na vida particular.
Agora, registramos o que presenciamos, em Salvador-BA, que sediou, entre 22 e 26 de agosto de 2018, no Wish Hotel Bahia, o 1º Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, reunindo, aproximadamente, 60 jornalistas de turismo, de 16 Estados do Brasil, e uma delegação de jornalistas do Uruguai. Na ocasião, foi enfatizado o tema "A Influência Digital na Comunicação do Turismo", além de ministradas importantes palestras e apresentações a respeito das atividades turísticas, em Salvador, e em alguns de seus polos receptores de visitantes. Obrigatório destacar, também, que a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Bahia), presidida pelo atuante e eficiente jornalista Gorgônio Loureiro, somente pôde realizar mencionado evento, graças ao irrestrito apoio dessas organizações: a empresa  Vinci Aeroports, CNTUR, Secretaria de Turismo de Salvador (Secult), Prefeitura de Camaçari, ABIH-BA, FBHA, Senac, Polícias Militar e Civil. 
Feito este relato, passemos ao assunto principal deste artigo: a homenagem ao jornalista baiano, Carlos Casaes, responsável,  durante 43 anos, pela edição do jornal, depois revista, "Gazeta do Turismo", merecendo ser lembrado, também, pelos 38 anos, como promotor de um dos maiores eventos do jornalismo especializado de turismo, isto é o  "Catavento de Prata", criado para homenagear as personalidades que mais se destacavam, nas diversas atividades turísticas, precisamente no  Dia Mundial do Turismo, data comemorada por mais de 150 países. Ressaltamos que Casaes foi presidente da Abrajet-Bahia e Abrajet- Nacional, realizando a melhor gestão de quantas aconteceram até à presente data nessas entidades.
Leitor-amigo, foi, na abertura do encontro, que reforçamos a certeza de que, no convívio, com o amigo de profissão, ele tem seu lado emotivo, capaz de sensibilizar as pessoas, quando é alvo de distinção, além do espírito de gratidão aos que o reconhecem como uma figura humana fora de série e um profissional, ético e transparente em suas ações. Podemos assegurar ainda ser Casaes dotado de uma oratória convincente, fala bem de improviso, a ponto de deixar seus ouvintes, em silêncio, quando explana, ou dialoga com o  interlocutor. 
Bem! Nosso artigo extrapolou o espaço, recomendado pelo diretor-editor deste veículo de comunicação online, o amigo e abrajetiano José Carlos de Araújo. Agora, resta-nos, apenas, solicitar ao amigo-confrade Casaes que continue humilde, humano, ético e atuante, no Jornalismo de Turismo, para satisfação nossa, dos colegas de profissão, do trade turístico baiano, dos inúmeros admiradores e da sociedade de modo geral.  
Por último, reafirmamos-lhe ter orgulho de pertencer ao rol de seus amigos e somos gratos pela atenção que nos dispensa, mesmo morando em cidades diferentes: Fortaleza, a “Loira Desposada do Sol”, segundo o imortal escritor e poeta Paul Ney, e Salvador – como dizem os baianos – a “Terra da Felicidade”. Aquele abraço, caro Casaes, como frisou o cantor e compositor Gilberto Gil. Ah! Parabéns por ser considerado uma referência nacional no Jornalismo de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário