Companhia teatral K’Os Coletivo, do Ceará, no espetáculo Guerra de Cup&Cake. |
Ocupar ruas, praças e teatros com as mais diversas artes, sugerindo a crianças de todas as idades que “quebrem a corrente” que as prende à TV, ao tablet ou ao celular e saiam de “suas cavernas”. Inspirada no Mito da Caverna de Platão, esta é a proposta do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que chega à 8ª edição, a partir de amanhã prosseguindo até o domingo, 14 deste mês. São mais de 50 atividades artísticas de diversas linguagens, realizadas em Fortaleza (6 a 13/10), Sobral (10 a 14/10) e São Gonçalo do Amarante (14/10). Toda a programação é gratuita.
Nos espaços cênicos, 15 atrações locais, nacionais e internacionais apresentam espetáculos de teatro, circo, música, teatro de rua, palhaçaria, teatro de animação, teatro para bebês, dança e performance, originalmente destinadas ao público infantil, mas que despertam a atenção de público de todas as idades. Exibições de filmes da Mostra ComKids e oficinas também marcam a programação do Festival.
Em Fortaleza, o 8º TIC faz jus à sua proposta de promover a arte que ocupa, e espalha espetáculos por espaços diversos. São eles:Centro Cultural Banco do Nordeste, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Belchior, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Hospital Infantil Albert Sabin, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Cinema do Dragão, Espaço Arena Dragão do Mar, Teatro Dragão do Mar), Porto Dragão e a Rua Dragão do Mar, ao lado da Escola Porto Iracema das Artes. Em Sobral acontece na Casa da Cultura, Theatro São João, Praça São João e Hospital Regional do Norte. Nesta edição o Festival chega a São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do estado, com atividades na Praça da Igreja Matriz.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Enel, o 8º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), da Aeris e da Alliance Química. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e parceria com várias instituições e municípios.
Também de Brasília o TIC recebe a Cia Circo Rebote, com dois espetáculos, “Inka Clown Show” e “Tome sua Poltrona”.
A pernambucana Odília Nunes vem ao Festival acompanhada por “Ester”, uma boneca de 18cm de altura, que a artista manipula com os dedos das mãos.
Outro espetáculo é “Iaiá e os Erês”. Iaiá faz comidas mágicas, colhe flores encantadas e caça diamantes na lua; além de cantar, dançar e tocar sua guitarra acompanhada da banda de Erês.
ATRAÇÕES CEARENSES – Afora atrações de outros estados, há várias também do Ceará. Com espetáculos de circo, teatro, música e dança, os artistas cearenses têm um destaque especial neste 8º TIC. São oito atrações com apresentações nas três cidades e três com oficinas de circo (grupo Garajal), de sonoridade e de cata-vento (marcos maracatu) e de Skate (Tiago Studart e Tucano).
-Pongue (a partir de 6 anos) e Sessão Bambolê (a partir de 6 anos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário