Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

AQUIRAZ - A PRIMEIRA CAPITAL DO CEARÁ COMPLETOU 320 ANOS

Museu Sacro São José
O Prefeitura de Aquiraz, através do Gabinete do Prefeito, Assessoria de Comunicação e Secretaria de Cultura, em parceria institucional com a Secretaria de Cultura do Estado, realizou uma programação diversificada, concentrada no Centro Histórico, em comemoração aos 320 anos, dando ênfase à família dos munícipes.  Os festejos ocorreram com ações dedicadas às crianças do município. Ponto alto foi a celebração de missa solene, às 12 horas, na histórica Igreja Matriz.
A primeira ação foi uma visita guiada bem animada pelos pontos históricos da Sede. Em seguida, houve atividades recreativas, lúdicas e interativas. Houve shows musicais, com os grupos artísticos loca.
História - A vila foi criada em 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza. Hoje, a economia de Aquiraz gira em torno da agricultura (algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); 23 indústrias e é fomentada também pelo turismo, uma importante fonte de renda, devido à presença da arquitetura barroca portuguesa, do Museu Sacro São José de Ribamar (considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste) e das praias do Iguape, Porto das Dunas, Prainha, Marambaia, Barro Preto e Batoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário