Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

NA ARGENTINA - VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA LÍNGUA ESPANHOLA

Reitoria da Universidade de Cordóba
Entre 27 e 30 de março em Córdoba, na Argentina acontece o VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola. O evento reunirá mais de 200 escritores, especialistas, profissionais e estudiosos da área de todo o mundo. As reflexões e debates abordarão a “América e o futuro do espanhol. Cultura e educação, tecnologia e empreendedorismo”.
Organizado pelo Governo Argentino em conjunto com o Instituto Cervantes, a Real Academia Espanhola, a Associação de Academias de Idiomas e em colaboração com diferentes governos da América Latina levantará questões como o futuro ibero-americano do espanhol, a incidência das tecnologias digitais, o valor econômico do espanhol, os desafios das indústrias culturais, o turismo linguístico, a tradução, a miscigenação linguística, os exílios, o ensino de espanhol e sua literatura ou judaico-espanhola, dentre muitas outras. 
Num formato de fóruns universais as reflexões sobre situações, problemas e desafios do espanhol serão debatidas buscando despertar a consciência da corresponsabilidade de pessoas, governos e instituições na promoção e unidade da língua, bem como estimular o diálogo entre toda a comunidade cultural hispânica. 
As sessões serão organizadas sob cinco pilares: espanhol, língua universal; Linguagem e interculturalidade; Desafios do espanhol na educação do século 21; Espanhol e a revolução digital; 
Além dessas apresentações, mesas redondas e painéis, o VIII Congresso incluirá quatro reuniões plenárias especiais: uma delas em homenagem a Victor Garcia de la Concha, ex-diretor da Real Academia Espanhola (1998-2010) e do Instituto Cervantes (2012-2017), e outra dedicada ao compositor espanhol Manuel de Falla. Além disso, sob o título "Viagem e transporte", as relações culturais entre a América e a Espanha no último século serão revistas. O programa será complementado com várias atividades culturais e sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário