Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

AVIAÇÃO 2018: CRESCERAM OS MERCADOS DOMÉSTICO E INTERNACIONAL

As empresas aéreas nacionais transportaram 93,6 milhões de passageiros em voos domésticos no ano passado. O número representa incremento de 3,3% na comparação com os registros de 2017, quando a marca foi de 90,6 milhões. Segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil, esse foi o melhor resultado dos últimos três anos.
Os dados da Anac reforçam a importância do turismo doméstico para a economia do país e a crescente participação do avião como modal de transporte nos deslocamentos internos. Em 2017, segundo estimativa do Ministério do Turismo, os brasileiros realizaram 204 milhões de viagens pelo país nos diversos meios de transporte, inclusive o aéreo. A expectativa é, que com o fechamento do balanço de 2018, se alcance a marca de 206 milhões de viagens internas realizadas.
De acordo com a Anac, considerando-se também os voos internacionais, o total de passageiros transportados pelas companhias brasileiras em 2018 foi de 103 milhões. Neste caso, a elevação foi de 4,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados fazem parte do relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo.
VOOS INTERNACIONAIS -  Janeiro de 2019 também apresentou um crescimento de 7% nas chegadas de voos internacionais ao Brasil em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 6.120 voos aterrissando nos aeroportos brasileiros neste primeiro mês do ano. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a partir de informações disponibilizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Esta constatação é um bom sinal para o turismo nacional, e mantém, praticamente, a taxa de crescimento do ano passado, que fechou 2018 com aumento em 8% no número de chegadas internacionais. No total, são aproximadamente 400 voos a mais em janeiro, e um incremento de 107 mil assentos disponíveis para os turistas de todo o mundo. 
Os destaques são os aeroportos da região Sul, com um aumento de 19% em relação ao mesmo mês de 2018. A região Nordeste também teve bom desempenho em comparação a janeiro do ano passado, tendo um crescimento de 17%. 
Em dezembro, o governo brasileiro assinou uma Medida Provisória que autoriza a entrada de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. Trata-se de um pleito antigo do setor de turismo. A MP já está em vigor, mas precisa ser apreciada pelo Congresso em até 120 dias após sua edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário