Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

JUAZEIRO DO NORTE EM FESTAS - NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS ABRIU O CALENDÁRIO DE ROMARIAS

É assim todos os anos. A partir de fevereiro e no correr dos outros meses Juazeiro do Norte recebe milhares de fiéis que vão prestar homenagem a acontecimentos ligados a Padre Cícero, o símbolo maior do Município. E este ano a tradição continua cada vez mais firme. 
Na manhã da última terça-feira, 29, a população de Juazeiro do Norte aplaudiu, nas portas ou estabelecimentos comerciais, a carreata com a Imagem de Nossa Senhora que saiu do 2º Batalhão da Polícia Militar, foi conduzida no carro dos bombeiros e escoltada pela Polícia Militar. Foi a abertura oficial de mais uma Festa e Romaria, esta dedicada a Nossa Senhora das Candeias.
Ao chegarem à Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, os milhares de fiéis aplaudiram a Imagem da Mãe das Candeias, que foi conduzida até o altar pelas mãos dos oficiais da Polícia Militar. Na oportunidade, o padre Cícero José, ao saudar a santa, com um minuto de silêncio, prestou homenagem às famílias atingidas pelo rompimento de três barragens da Vale em Brumadinho - MG, na última sexta-feira (25). Em seguida aconteceu a celebração eucarística, presidida pelo vigário paroquial, padre Paulo Borges.
PROGRAMAÇÃO - A programação dos festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias abre o extenso calendário anual da romarias em Juazeiro do Norte. Esta primeira segue até amanhã à noite, dia 2, e conta com celebrações eucarísticas, confissões, encontro com os romeiros, apresentações culturais e a tradicional procissão das luzes no encerramento.
Na terça-feira, 29 de janeiro, os romeiros vindos das mais diversas regiões do país, principalmente dos estados nordestinos, lotaram o patamar da Basílica Nossa Senhora das Dores para a Celebração Eucarística. A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Floresta (PE), Dom Gabriel Marchesi, e concelebrada pelo pároco/reitor padre Cícero José da Silva, além de padres romeiros que visitam Juazeiro do Norte durante este período.
Amanhã, (Dia de Nossa Senhora das Candeias, a programação completa é a seguinte:
Horário das Missas - Basílica Santuário – 6h, 9h. Capela do Socorro – 7h,10h,15h30 e 17h (bênção das Velas)
Despedida do romeiro - Basílica Santuário – 12h
Procissão Luminosa - Largo da Capela do Socorro – 18h. Encerramento/ bênção do Santíssimo - 
Basílica Santuário – 19h
Este ano, o festejo à Nossa Senhora tem como lema, “sal da Terra e luz do Mundo”, convidando os fiéis a serem presença viva do Senhor Jesus na terra.
Além dos ritos religiosos, a romaria está associada a uma farta mostra de manifestações culturais profanas que se desenvolvem durante todos os dias, em especial a dança de São Gonçalo, performada em frente ao cruzeiro da Igreja de Nossa Senhora das Candeias, a apresentação de bandas cabaçais e grupos de guerreiros e reisados. 
ORIGEM DA FESTA - A origem da Festa dedicada a Nossa Senhora das Candeias é incerta. Uma das hipóteses, talvez a mais popular, é que ela teria sido criada pelo próprio Padre Cícero Romão, a fim de ajudar um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias. 
Outra hipótese é que a tradição teria iniciado em 1895, quando o povo, saiu às ruas da cidade com velas acesas, na esperança de que Nossa Senhora da Luz iluminasse a mente do então bispo Dom Joaquim José Vieira, no desejo de que ele revisse as medidas repressivas impostas ao Padre Cícero, por conta do conhecido “milagre da hóstia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário