Ruas do Novo Centro de Fortaleza passarão por reformas que muito contribuirão para que a capital cearense se torne ainda melhor para sua população e para o comércio em geral. Através da Secretaria Regional do Centro, a Prefeitura de Fortaleza apresentou aos comerciantes do local as novas intervenções previstas para o Centro da Cidade que começarão a partir do início de fevereiro. O encontro aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e também contou com a presença do presidente da entidade, Assis Cavalcante.
As ruas Liberato Barroso (trecho entre General Sampaio e Floriano Peixoto) e General Sampaio (entre Liberato Barroso e Guilherme Rocha) passarão por reformas nas calçadas e implantação de quiosques, a exemplo do que aconteceu na Rua Guilherme Rocha. As intervenções também contemplam novo mobiliário urbano, iluminação, drenagem e paisagismo.
A grande novidade da obra diz respeito ao plano de cabeamento interno das operadoras de energia e telefonia. O plano foi doado à Prefeitura de Fortaleza pela Enel e será implementado no Centro, pela primeira vez.
Durante a reunião, o secretário do Centro, Adail Fontenele, fez uma explanação do andamento das diversas intervenções que estão sendo realizadas na região e pontuou detalhes das mudanças para os comerciantes. A previsão é que a obra, nos dois trechos, fique pronta em julho.
“No domingo, iniciaremos as obras com a implantação dos tapumes e a delimitação da área de pedestres. Também deslocaremos os camelôs enquanto quebraremos o piso para desobstruir a área em virtude do cabeamento interno que utilizaremos. Uma iniciativa importante para dar mais segurança e reduzir substancialmente a poluição visual do Centro da cidade”, explicou Adail Fontenele.
OBRAS DIVERSAS - Na pauta, o ordenamento do comércio informal, estímulos a ocupação habitacional, ações de cultura e turismo, instalações de galpões criativos de moda e políticas de apoio às pessoas em situação de rua. Além disso, o projeto contempla diversas intervenções de Infraestrutura e Mobilidade, com a implantação de ciclofaixas, ciclovias, faixas exclusivas de ônibus e a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar, que será totalmente reformada.
“O projeto está concluído e deve ir para licitação em março. A obra está a cargo da secretaria de infraestrutura e vai mudar radicalmente a praça que ganhará novo piso, iluminação em LED e recuperação total do pavimento em paralelepípedo na frente do Theatro José de Alencar”, comentou Adail.
Já na pauta de apoio a pessoas em situação de rua, o projeto prevê a implantação de Pousada Social com até 100 vagas, além da destinação de vagas para o programa de Aluguel Social. No segmento de Infraestrutura e Mobilidade, entre outras ações, está definida a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar. Faixas exclusivas de ônibus serão implantadas na Avenida Duque de Caxias e nas Ruas João Moreira e Castro Silva. A Rua Barão do Rio Branco também será alvo do Projeto Calçada Viva.
No eixo da Segurança e Fiscalização, o projeto prevê a instalação de 40 novas câmeras de vídeomonitoramento, que serão somadas às 32 câmaras da Prefeitura já existentes e às 11 câmaras da Secretaria de Segurança Pública também já existentes. Além disso, está prevista a aquisição de uma célula de monitoramento com instalação de vídeowall.
Nenhum comentário:
Postar um comentário