Que ótimo tomar conhecimento, a respeito da homenagem à Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), durante a Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madrid, quando o sócio Eduardo Zorzanello entregou o Troféu Silvia Zorzanello, que leva o nome de sua falecida genitora, ao secretário Arialdo Pinho, por ter elevado o Turismo Cearense a um patamar de destaque nacional no decorrer de 2018. Esta iniciativa, sem dúvida, deixa os cearenses orgulhosos e aumenta a responsabilidade da Setur, para continuar trabalhando pelo desenvolvimento sustentável desse importante segmento econômico. Eduardo é sócio da empresária de sucesso, Marta Rossi, que, há 31 anos, promove o Festuris – Feira Internacional de Turismo - e outros eventos, na cidade de Gramado, Estado do Rio G. do Sul.
Fazemos questão de ressaltar, neste espaço, que o secretário Ariado Pinho, reconduzido ao cargo, pelo governador Camilo Santana, mediante relevante manifestação, não somente lhe agradeceu a distinção, bem como ressaltou a importância desse reconhecimento internacional, ao receber um prêmio dessa magnitude. Enfatizou, ainda, ser uma honra, para o Estado do Ceará, que se vem destacando como baluarte do turismo nacional. De nossa parte, como ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará) e um dos fundadores da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), os sinceros parabéns ao secretário Arialdo Pinho e à sua eficiente equipe de trabalho pelo realizado, em prol do nosso turismo estadual, projetando-o, além-fronteiras, e atraindo, dia a dia, mais visitantes às plagas alencarinas.
Mesmo o Ceará sendo distinguido, o secretário Arialdo reconhece que o Estado e a Prefeitura de Fortaleza, incluindo os municípios turísticos - se não nos falha a memória – mais de 70, precisam de melhorias em sua infraestrutura de suporte ao turismo, como saneamento básico, rodovias conservadas e ampliadas, cidades e praias limpas, afora equipamentos, capazes de provocarem elogios dos visitantes e nativos, de meios de transportes coletivos confortáveis e seguros, não exploração comercial aos turistas, prestação de serviços de qualidade, nos hotéis, restaurantes, bares e em outros ambientes de lazer e de entretenimento, sem esquecer-se da parte cultural e de shows artísticos, para tornar a cidade de Fortaleza e outras mais alegres no decorrer da semana. Ah! A preocupação com o aprendizado de, pelo menos, Inglês e Francês, é necessária, para melhor comunicação com os turistas estrangeiros.
Bem! A partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro, retornaremos ao batente, na Assessoria de Comunicação Social, da Emater-Ceará, torcendo para que a forte gripe já nos tenha abandonado. A verdade é que, dos 15 dias de licença-prêmio, oito foram queimados pela virose à nossa pessoa e esposa. Que fazer? São coisas da vida! Hoje, podemos estar com saúde, mas o amanhã é imprevisível. No entanto, o importante é sempre ir em frente, fazendo o bem, sem olhar a quem, e o melhor possível de construtivo, em nossas ações, diariamente, como se não houvesse amanhã.
Por último, aquele desejo infrene de morar em uma cidade limpa, segura, atrativa e bela aos olhos da população local e dos visitantes, merecendo, assim, ser referência nacional e por que não internacional? A você, que leu este artigo, um muito obrigado. E fica o apelo: tratemos bem as pessoas, independentemente, de turistas ou não. É bom lembrar-se da máxima: “Povo educado e cidade limpa são motivos de satisfação, orgulho e de civilidade ”. Aos visitantes, obrigado pela honrosa presença e pelo desfrute do que o Ceará tem de belo, útil e agradável, para oferecer-lhes, quer oriundos de diversos Estados do Brasil, quer de países estrangeiros. Mais um apelo: se eu fosse você, caro turista, retornaria ao Ceará e traria mais familiares e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário