Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

FESTA DA PADROEIRA - A “MECA DO CARIRI” VIVE OS ÚLTIMOS DIAS DA ROMARIA

Celebração durante a festa
Juazeiro do Norte cada ano que passa confirma ser a Capital do Turismo religioso no Brasil. A sua população, somada à de todo o Nordeste brasileiro, o ano inteiro, com fé e muita devoção, participa aos milhares das romarias de 17 de janeiro - Aniversário de morte da Beata Maria de Araújo; 20 de janeiro -Romaria de São Sebastião; 29 de janeiro a 02 de fevereiro - Romaria de Nossa Senhora das Candeias; 24 de março - aniversário de nascimento de Padre Cícero; 20 de julho - aniversário de morte de Padre Cícero; 08 a 15 de setembro - Romaria de Nossa Senhora das Dores; 04 de outubro - Romaria de São Francisco das Chagas; 30 de outubro a 02 de novembro - Romaria de Finados; 21 de dezembro a 06 de janeiro - Romaria do Ciclo Natalino; que são oficiais que se efetivam, inspiradas no seu Santo Fundador, Padre Cícero Romão Batistas
Neste ano, mais de 200 mil fiéis se estão fazendo presentes aos festejos em honra da padroeira da terra, na Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, iniciada solenemente no dia 30 de agosto, com término no próximo domingo,15.  É o tempo oportuno para que milhares de romeiros nordestinos e de todo o país estejam na “Terra do Padre Cícero” para reacender a devoção e a fé na Mãe de Deus.
De acordo com o pároco da Basílica Santuário, Padre Cícero José da Silva, este ano, de modo especial, a Diocese de Crato definiu o tema “No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”, a fim de melhor ser vivido o ciclo de romarias, com início no mês de setembro. 
A Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores começou com a tradicional carreata conduzindo a Imagem de Nossa Senhora das Dores por algumas ruas de Juazeiro, encerrando com a Bênção dos veículos na Praça do Romeiro. No dia 30, às 18h30, foi realizado o hasteamento das Bandeiras da Padroeira e dos Estados do Nordeste, na Basílica Santuário.
PROGRAMAÇÃO FINAL – Após a realização de vasta programação iniciada em agosto, com os católicos peregrinos participando de missas, confissões e outros atos solenes, a programação final da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores é a seguinte:
Hoje, 13 - Ação Social – Instituto Mons. Murilo. Noitários: Familiares de Marcos Tavares e Ana Maria.18h – Caminhada com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Residência de Marcos Tavares na Rua Pe. Cícero, 246. 18h40 – Novena. 19h - Missa na Praça do Romeiro.
  Amanhã - Noitários: Prefeitura Municipal e demais Secretarias, Pastoral Diocesana de Romarias, Pastoral de Catequese, Associados da Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho, Ex- alunas da Escola Normal Rural de Juazeiro.
Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe.14h – Procissão dos Transportes dos Romeiros (concentração no 2º Batalhão). 18h - Caminhada com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Prefeitura Municipal.  18h40 – Novena.  19h - Missa na Praça do Romeiro. .
Domingo, 15 - (ENCERRAMENTO) -5h – (Basílica) – Missa. 7h – (Basílica e Capela do Socorro) – Missa. 9h – (Basílica) - Missa Solene de Nossa Senhora das Dores.
12h - Despedida dos Romeiros na Basílica Santuário. 15h - Missa na Basílica Santuário.
17h - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Basílica pelas Ruas: Padre Cícero, Alencar Peixoto, São Pedro e Praça do Romeiro.18h30 - Encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.19h - Show Pirotécnico. . VILA TABULEIRO GRANDE - Os fiéis que participam da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, além dos locais sagrados, têm passagem obrigatória por outro espaço: a Vila Tabuleiro Grande, que foi montada diante da Basílica Santuário, na Praça do Romeiro.
Composta pela representação de casas, uma capela e seis espaços ( Loja Mãe das Dores/ Move Fé, Princesas, TV Web Mãe das Dores, Segue-me e barracão das comidas), a Vila remonta o antigo vilarejo, posteriormente cidade de Juazeiro do Norte.
As atividades da Vila seguem até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário