O comentário desta semana versa sobre uma iniciativa importante e sempre necessária, por parte da população, dos governos estadual e municipal, na capital cearense, ou seja, a LIMPEZA PÚBLICA, que, infelizmente, ainda deixa muito a desejar, sobretudo na periferia, longe da vista dos que moram nos ditos bairros chiques e dos turistas.
Sem puxa-saquismo, quando é praticada alguma ação, em benefício da sociedade, incluindo também a fauna e a flora, temos mesmo de elogiar e divulga-la pelos meios de comunicação de massa e redes sociais, para que se torne – a nosso ver – um grito na consciência de todos nós. Silenciar é ser omisso com o que não é benfazejo à saúde e denigre a imagem de um polo turístico.
Referimo-nos, caro (a) leitor (a) ao dia 21 de setembro de 2019, quando a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) resolveu participar do World Cleanup Day, como o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, iniciando essa atividade, a partir das 7h, com voluntários, coletando lixo descartado, indevidamente, nas praias de Fortaleza.
O ponto de encontro foi, no calçadão da Praia de Iracema, defronte ao Hotel Sonata (Av. Beira Mar, 848). Tudo se iniciou, com um café da manhã, credenciamento e entrega de material aos voluntários, ou seja, uniforme e equipamento de proteção Individual (EPI). Beleza pelo planejamento da promoção e sua organização.
Mas, as ações da retrocitada secretaria foram mais além e abrangeram, afora as praias, rios lagos e lagoas do Estado, por intermédio de 13 Unidades de Conservação estaduais e mais quatro municipais, como Gijoca de Jericoacoara, Aquiraz, Itapipoca e Pacujá. Acreditamos que outros municípios da orla cearense seguirão essa exemplar ação, no tocante à limpeza de suas praias, rios, lagos e outros recursos hídricos.
Vale salientar, conforme foi divulgado, a ação de limpeza, na Beira-Mar, que não se limitou, apenas, à faixa de areia, mas se estendeu à água, quando surfistas, mediante o uso de peneiras adaptadas, para coleta dos resíduos marítimos, no trecho entre os dois espigões da Praia de Iracema.
Destaque-se, outrossim, que, no decorrer da ação, além da coleta de lixo, os voluntários fizeram também o trabalho de educação ambiental, a exemplo de blitz, com banners e faixas, conscientizando os frequentadores, no tocante à importância do descarte correto e em local adequado dos resíduos.
Bem! Chamou atenção do público uma exposição de obras de arte, produzidas a partir de garrafas PET, encontradas na praia, barraquinhas com exposição e venda de ecoprodutos, exposição de produtos confeccionados, mediante a reutilização de óleo de cozinha e troca de mudas de plantas por recicláveis.
Por último, parabenizamos esse tipo de iniciativa pública e de voluntários, cuja renda arrecadada foi direcionada à ONG Toca de Assis. Os parabéns são extensivos aos órgãos públicos e da sociedade, isto é, Seuma, Cagece, Cruz Vermelha, Sindiônibus, Limpa Brasil/Teoria Verde, Enel, Hotel Sonata Iracema e Greenews, dentre outros. Ótimo fim de semana e que saibamos conservar os ambientes públicos limpos e sadios. Lembre-se, caro (a) leitor (a) do antigo slogan: “POVO LIMPO É POVO DESENVOLVIDO”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário