Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ABRAJET-CEARÁ CHEGA AOS 35 ANOS COM POUCOS ASSOCIADOS

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-CEARÁ - completará, no dia 27 de fevereiro de 2019, 35 anos de criação. Tudo começou no ano de 1984. A Abrajet-Ceará é sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo – Ajotece – presidida, inicialmente, pelo jornalista Iran Benevides, falecido, e que muito fez pela entidade.
A ABRAJET-CEARÁ é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo integrar profissionais de Imprensa, rádio, televisão e assessores de comunicação de empresas públicas e privadas, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho. 
A ABRAJET-CEARÁ, desde a sua fundação, (no momento, com menos atuação e representatividade em eventos da área turística), mesmo com poucos associados, haja vista o falecimento de alguns companheiros, preocupa-se com o Turismo do Ceará e do Brasil. Trata-se, ainda, de uma entidade que sempre coloca os interesses do Turismo do Estado e do Brasil acima de tudo.
A prova da assertiva retrocitada é que seus poucos sócios, na atualidade, devido ao falecimento de muitos, são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida. 
Há anos, quando, em seu quadro de associados, abrigava mais de uma dezena de jornalistas, promovia eventos locais, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico, marcando presença nos principais eventos desse segmento socioeconômico e cultural.
Dentre as diversas promoções, destacavam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e de Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais. 
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional, que vem passando por uma fase de descrédito, não apoiada por 14 Abrajets de outros Estados, o que contribui para a insatisfação dos abrajetianos, ameaçando delas saírem, como é o caso da Abrajet-Ceará. 
A ABRAJET-CEARÁ está em processo de extinção, cujos associados passaram dos 70 anos de idade (apenas o atual presidente tem menos de 40 anos), não houve renovação de sócios, possuindo somente cinco. Mas, nesses 35 anos de fundação, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto, falecido, (três mandatos consecutivos); Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira, (três vezes consecutivas) José Carlos de Araújo, (duas vezes consecutivas), Fenelon  Gonçalves, falecido, e José Carneiro Rangel, falecido, (duas vezes consecutivas). Atualmente, o presidente é o jornalista Leonardo Capibaribe (Léo).  
Na atualidade, fazem parte da entidade os jornalistas Antonio José de Oliveira, José Carlos de Araújo, Antônio Augusto Oliveira, Ivonildo Lavor, Hélio Rocha Lima, Vicente Alencar e Silvana Frota.  A Abrajet-CE trabalha com o seguinte propósito: defender as causas maiores do Turismo, da Abrajet-Ceará e da sociedade como um todo. Sobretudo aumentar o número  de associados.
Ao registrarmos os 35 anos de fundação da ABRAJET-CEARÁ, é importante lembrar ao trade turístico que Turismo é parceria e que ser parceiro não é atropelar os que militam no setor e muito menos ferir os princípios éticos, agindo com profissionalismo e transparência em tudo. Ser parceiro – acreditem – é crescer juntos e saber tirar lições dos erros cometidos. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, leitor-amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário