Aeroporto de Aracati -CE |
Nomeado inicialmente como Dragão do Mar, o agora Aeroporto Canoa Quebrada, no município de Aracati, receberá seu primeiro voo comercial na próxima terça-feira (26). Operado pela companhia aérea Azul, o voo tem como origem a cidade de Recife (PE). O governador Camilo Santana embarca na nova rota na capital pernambucana, que deve aterrissar na cidade cearense às 14h15. Ao todo, serão 3 frequências semanais, com escala em Mossoró.
A chegada dos voos comerciais certamente trará nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Estado, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim. Principalmente, revigorará a atraente Canoa Quebrada, que por muitos anos foi a principal atração turística do litoral cearense
Para a cobertura do evento, é preciso seja realizado o credenciamento dos profissionais de imprensa até 12 horas de sexta-feira (22). Para isso, é necessário enviar nome, função, telefone para contato, CPF e RG dos participantes para o seguinte endereço de e-mail: comunicacao@casacivil.ce.gov.br.
O transporte para levar as equipes até o aeroporto de Canoa Quebrada tem saída do Palácio da Abolição às 8h, com retorno para Fortaleza previsto para depois do término do evento.
VOLTA A UM PASSADO PIONEIRO – Não há dúvidas de que Aracati voltará aos tempos iluminados do passado, em relação ao turismo. É cantado em prosa e verso que o seu distrito Canoa Quebrada abriu as portas do Ceará para o turismo internacional. Para lá foram, na segunda metade do século passado, brasileiros e estrangeiros diversos, uns em busca de um lugar tranquilo e paradisíaco em que pudessem passar bons momentos de lazer; outros para viver a vida tranquila de “hippies”. O fato despertou a atenção e em pouco tempo Canoa se viu lotada de visitantes de toda parte. Casa de pescadores foram aos poucos se transformando em pousadas. Logo apareceram bons hotéis. As noites eram calientes e ruidosas na Rua da Broadway. Tudo era alegria nos cheios bares. Infelizmente, os viciados em maconha e entorpecentes outros tomaram conta deste paraíso em terras cearenses. Resultado: as famílias e pessoas que gostam da natureza, de viver entre as falésias, praias longas e balizadas pelos morros, mar generoso ofertando peixes e mariscos, enfim de viver momentos descontraídos aos poucos desistiram de frequentar o local.
Foi uma lástima que Canoa Quebrada deixasse de ser procurada como nos primeiros tempos. Isto aconteceu, não obstante o esforço dos nativos e comerciantes do lugar.
Hoje, possui mais de150 meios de hospedagem, com hotéis e pousadas de classe. Tem boa estrutura turística e um panorama diferente do que a estigmatizou no passado.
GRANDE DESTINO - Com as lições do passado, com o posicionamento firme das autoridades e principalmente pela expressiva efetivação do Aeroporto com voos comerciais, dúvida não há de que a Aracati voltará a ser, e em escala muito maior, o grande destino do turismo do Ceará.
O município é atração na sede pela notável estrutura histórica que possui, por realizar o maior carnaval do interior do Estado. É famoso pelas praias de Canoa Quebrada e também de Majorlândia, Quixaba e Lagoa do Mato, todas já dotadas de boa estrutura, principalmente pela excelência de hospedagem de que dispõem. Somente em Canoa Quebrada há mais de 130 hotéis e pousadas.
Diga-se mais. Com os voos comerciais que se iniciarão na próxima terça-feira, grande impulso tomarão outros paraísos turísticos da Costa Solnascente, como Iguape, Caponga, Morro Branco, Praia das Fontes, Redonda e Requenguela, todos já bem referendados no turismo do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário