Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2019

PARABÉNS, PORTO ALEGRE! - UMA CIDADE MODELO QUE CRESCEU COM OS IMIGRANTES

Palácio Piratini
Porto Alegre completou, na terça-feira (26), 247 anos de existência. A cidade foi fundada em 1772, 20 anos depois da chegada de 60 casais açorianos enviados pelo rei de Portugal ao porto de Viamão para povoar o Sul do Brasil. Ao longo dos séculos, a capital dos gaúchos acolheu alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos, tornando-se uma metrópole cosmopolita e multicultural.
No Centro Histórico fica a Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro). É o centro cívico,administrativo, religioso e cultural do estado. Entre os pontos turísticos do local estão alguns dos principais atrativos de Porto Alegre, com destaque para os palácios Farroupilha (Assembleia Legislativa) e Piratini (Poder Executivo), a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar da Câmara e o Teatro São Pedro. Já a Praça da Alfândega está cercada de prédios históricos, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Clube do Comércio de Porto Alegre.
Ainda no Centro Histórico, o Mercado Público de Porto Alegre, de 1869, com mais de 100 lojas distribuídas em dois andares, concentra produtos típicos da cultura gaúcha. O Paço Municipal, prédio em estilo neoclássico, construído em 1898, abriga a Prefeitura de Porto Alegre. Outro monumento histórico é a Casa de Cultura Mário Quintana. O prédio, de 1933, do luxuoso hotel Majestic, abrigou o poeta gaúcho Mário Quintana de 1968 até 1980.
A Linha Turismo é uma das opções para conhecer Porto Alegre de ônibus. O turista tem a oportunidade de visitar mais de 20 atrativos
culturais, monumentos históricos e parques urbanos. Também é possível fazer um passeio pela rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, onde as principais atrações são as paisagens naturais. O tour inclui o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus (padroeira de Porto Alegre), que, do alto do Morro da Pedra Redonda, permite uma vista de 360° da cidade. Destaques da capital gaúcha são os parques, entre eles: Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), Moinhos de Vento (Parcão), Marinha do Brasil, o Jardim Botânico e o Farroupilha (Redenção), uma imensa área verde localizada no coração de Porto Alegre. O local é um dos principais pontos de encontro e de lazer da cidade, além de abrigar muitos monumentos históricos.
Uma opção imperdível é passear de barco pelo Lago Guaíba ou caminhar pela orla e assistir ao pôr do sol, onde se localiza boa parte das atrações de Porto Alegre, como a Usina do Gasômetro (um dos mais conhecidos centros culturais da cidade). O turista também não pode deixar de vivenciar a cultura gaúcha, que se reflete no gauches, nos trajes típicos, na música, no chimarrão e no churrasco e enriquecem a experiência do visitante.
A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. Foi nessa região que surgiu o gaúcho, figura histórica dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI, até que o Tratado de Madri definiu as atuais fronteiras. (Com o MTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário