Melhor do Nordeste e o segundo mais bem avaliado do Brasil. O bom desempenho foi alcançado pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado na região metropolitana de Maceió, em pesquisa realizada pelo Ministério da Infraestrutura. Os dados são referentes ao 1º trimestre de 2019 e levam em consideração a satisfação do passageiro.
O terminal alagoano obteve nota 4,5 numa escala de 1 a 5, o que representa evolução de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A nota está acima da meta estabelecida pela Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é 4. O aeroporto é administrado pelo grupo espanhol Aena Desarrollo, que o arrematou em leilão realizado pelo Governo Federal em março deste ano.
O grupo administra 46 aeroportos na Espanha – dentre os quais o de Barajas, em Madri, e o El Prat, em Barcelona – além de 12 terminais na América Latina e o de Luton, em Londres.
RESULTADO GERAL - No resultado geral, segundo a pesquisa, o Aeroporto de Vitória foi o melhor entre os oito terminais que compõem a categoria que movimenta até 5 milhões de passageiros por ano, com nota 4,61, no indicador que mede a satisfação geral. Em segundo lugar ficaram Maceió, Manaus e Goiânia, empatados com 4,50.
Ainda de acordo com o estudo, o Aeroporto Zumbi dos Palmares obteve notas acima da média (4,39) em 18 dos 38 indicadores da pesquisa. Os destaques foram: velocidade na restituição de bagagem (4,80), cordialidade na emigração (4,73), qualidade da informação nos painéis (4,69), cordialidade no check-in (4,69), tempo de fila na inspeção de segurança (4,67), facilidade de desembarque no meio fio (4,67), limpeza geral (4,60) e disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,51).
Nenhum comentário:
Postar um comentário