JORNAIS E JORNALISTAS DO INTERIOR – Graças à gentileza do jornalista de Lavras da Mangabeira, Donizete de Souza, temos recebido as últimas edições do jornal Gazeta de Notícias, com sede em Juazeiro do Norte e editado pelo jornalista Luiz José dos Santos. Com mais de 20 anos de circulação, o periódico vem sendo fiel ao lema de propagar o desenvolvimento do Cariri cearense. Mais do que isto, reflete e luta pela grandeza e desenvolvimento da rica região cearense, dos seus movimentos sócio-culturais, enfim põe em relevo as reivindicações progressistas de tão cara parte do Ceará. Diante da grata publicação, lembramo-nos da força e vitalidade dos jornais e jornalistas chamados do interior e que em épocas de comunicações difíceis foram arautos da informação para quem vivia fora das capitais. Pelos idos de 1940, a radiofonia ainda dava passos cambaleantes e não atingia municípios mais afastados da Capital. Foi o tempo em que “Pernambuco falava para o Mundo” pela potência da sua Rádio Jornal do Comércio. Os jornais de Fortaleza iam ao interior através dos Correios, numa demora que dava gosto. Pois foram em tempos que tais que os órgãos do interior se revelaram marcantes para a divulgação das novidades e de tudo que era possível saber-se mundo afora. No Ceará, os jornais diocesanos a “Ação”, do Crato, e o Correio Sobralense, ao lado da “Verdade”, de Baturité, do Comendador Ananias Arruda e mais alguns outros, pontificavam não apenas com informações religiosas, mas também como porta-vozes da população das suas zonas de influência. Exemplo, o papel de destaque desempenhado pelo Correio de Russas, fundado pelo pioneiro Matoso Filho e ainda hoje ativo pelo seu filho Horácio Matoso que, aos trancos e barrancos, enfrenta o custo dos insumos e a total concorrência destes tempos de mídia instantânea do primeiro mundo. Também preciso ressaltar o relevante papel que desempenharam e ainda desempenham os chamados jornalistas do interior, verdadeiros sacerdotes na divulgação dos fatos municipais, sempre impulsionados pela sua entidade de classe, a ACEJI. Impossível destacar tantos nomes que horaram e ainda honram o jornalismo cearense do interior do Ceará. Como referência, sem ter em conta juízo de valores, mencionamos Meton Maia e Silva, de Limoeiro do Norte, e o sobralense Portela, que já estão em outra dimensão, autênticos batalhadores das causas regionais. Também aplausos para os destacados acejianos Gusmão Bastos Raimundo Ximenes, Luiz Celso de Oliveira, Raimundo Batista Aragão, Antônio Ribeiro Neto e Horácio Matoso, afora outros líderes da categoria. Por fim, fazemos uma menção especial aos jornalistas Antônio Vicelmo e Geraldo Barbosa, dois pioneiros ainda hoje honrando a divulgação espetacular do progresso do Cariri, com foco em Crato e Juazeiro do Norte.
ECONOMIA - São Gonçalo do Amarante possui o maior complexo industrial do Ceará e um dos mais destacados do Brasil, além de uma praia charmosa, ponto de atenção dos turistas. Para aumentar sua fama, o governador Camilo Santana e o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli, anunciaram na última segunda-feira, em São Paulo, acordo para investimento de R$ 200 milhões na ampliação da fábrica do Pecém, que irá aumentar em 800 mil toneladas/ano a capacidade de moagem de cimento da unidade, atualmente de 200 mil toneladas/ano. Após a conclusão, a fábrica da Votorantim Cimentos no Pecém passará a ter uma capacidade de produção total de 1 milhão de toneladas/ano de cimento. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre deste ano.
Diante deste notável passo na economia do Município, aguarda-se uma ação mais efetiva do prefeito em favor da Praia da Taíba, o grande refúgio para descanso e efetivo lazer não apenas dos que se dedicam no Complexo Industrial, mas para os turistas de todo o Brasil. O lugar é bonito e possui potencial para várias atrações. Infelizmente, até agora a Praça onde havia os grandes festivais e shows está há tempos em obras, sem uso efetivo. A Taíba não é maior por esse e outros descuidos. Não seria o caso de a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante acordar?
ASSOCIAÇÃO DE PARQUES E ATRAÇÕES - A Serra Gaúcha é um dos destinos mais aclamados pelo turismo brasileiro, reconhecida pela alta oferta de opções gastronômicas, vistas naturais e parques temáticos – que trouxe aumento de público e permanência do turista. Agora, a região recebe a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha). A entidade foi instituída na quarta-feira, 08, às 19h, no Hotel Ritta Höppner, em evento que contou com a participação dos profissionais da área do turismo local e nacional, imprensa e a direção da nova instituição: Manuela da Costa (Presidente), Alfredo Schaffer (Vice-presidente representante Canela), Marcos Gomes (Vice-presidente representante de Gramado).
Com sua sede estabelecida em Gramado, a recém fundada tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo da região, gerando empregos e crescimento econômico, além de trocar informações técnicas para a evolução profissional dos Parques, assim como unir mais a categoria e apresentar propostas do segmento ao poder público.
PRÊMIO PANORAMA DO TURISMO - Em solenidade realizada em Curitiba, na noite do último dia 3, dentro da programação do 25º Salão Paranaense de Turismo, foi entregue o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano aos destaques do segmento no Paraná em 2018. Em sua sétima edição, a honraria homenageou nove áreas da cadeia produtiva e também a personalidade do ano.
Por categoria, conquistaram o prêmio: Meio de Hospedagem: Camila Silva – Four Ponts by Sheraton Hotel – Curitiba; Estabelecimento Gastronômico: Paulo Ricardo Souza – Churrascaria do Gaúcho – Foz do Iguaçu; Agência de Turismo Receptivo: Bibiana Antoniacomi – Special Paraná – Curitiba; Agência de Turismo Emissivo: Addonai Arruda Filho – Serra Verde Express – Curitiba; Operadora: Danielle Meirelles – FRT – Foz do Iguaçu; Empresa de Eventos: André Müller – Giga Eventos – Curitiba; Espaço de Eventos: Loreni Cristofolli – Expo Unimed Curitiba – Curitiba; Guia de Turismo: Ana Paula Cruz – Curitiba; Divulgação Turística: Michelly Correia – Plug RPC – Curitiba; Personalidade do Ano: in memoriam, Antonio Claret de Rezende – Diplomacia & Turismo – Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário