Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU - UM PROVEITOSO PASSEIO PELA HISTÓRIA DO BRASIL

O turismo tem muitas faces e também há muitas formas de se enxergar um destino. Ele é um dos que mais se expande. Viajar, conhecer locais onde a geografia caprichou na paisagem, desperta cada vez mais a ideia de se ampliar o turismo do conhecimento e do saber, que muito colabora para descobrir cidades cujas histórias retratam glórias passadas que moldaram o futuro de um país.
É o caso da Estância Turística de Itu, distante 100 km de São Paulo, que já é conhecida em todo o país como capital nacional do exagero. A qualidade da sua história retratada pelo bem conservado casario da época colonial que, hoje, nos mostra como era a vida de uma cidade no século 19. As Igrejas de arquitetura barroca, as fazendas bandeirantistas abertas ao turismo e os muitos museus são outros exemplos do turismo do conhecimento.
Importante centro de produção de açúcar e café, no século 19, enriqueceu muitos fazendeiros e donos de engenhos e se tornou potência econômica com grande vocação e influência na política nacional. Uma visita ao Museu Republicano, por exemplo, nos remete à histórica Convenção de Itu (18 de abril de 1873) que deu alicerces para a implantação do sistema republicano no Brasil, provocando a queda do Império.
A arquitetura, de grande influência portuguesa, tem muitas joias espalhadas pelo centro histórico, com destaque para o prédio do Museu da Energia, de 1847, na Rua Paula Souza, 669 (11) 4022-6832, com exuberante decoração externa de azulejos portugueses.
Ao celebrar o passado, o turista vai se emocionar em conhecer um dos principais polos da cultura e da arte na província de São Paulo, no século 19 e que, ainda hoje, preserva sua riqueza cultural e o mundo artístico que inclui, até, uma Fábrica de Arte, da Fundação Marcos Amaro – Rua Padre Bartolomeu Tadei.
A Estância Turística de Itu também oferece ao visitante uma grande rede hoteleira, de pousadas e campings, além de gastronomia de ponta em ótimos restaurantes com culinária italiana e caipira.
A história ituana pode se tornar um bom atrativo para jovens em busca de conhecimento e saber. Ver de perto onde nasceu a democracia brasileira pode entusiasmá-los a transmitir, de geração a geração, o fogo sagrado desta fé vigorosa nos destinos da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário