Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CALEIDOSCÓPIO - 02/08/2019

A HORA E A VEZ DOS VOOS REGIONAIS -  Não se tem dúvidas de que um grande passo para o desenvolvimento da economia do País foi dado com a aprovação, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, da carga tributária mínima na aquisição de querosene de aviação. O fato implica diretamente na política de expansão do turismo regional em todos os estados brasileiros, principalmente nos do Nordeste. A redução de base de cálculo do ICMS na saída interna de QAV, com destino a consumo de empresa de transporte aéreo de carga ou de pessoas sempre foi um dos maiores empecilhos (e desculpas) das empresas áreas para não expandir seus voos, principalmente nos municípios da nossa Região, afora as capitais. Agora, portanto, as portas estão abertas. Chegou a hora e a vez para aviação regional. Todos os estados estão tratando de aumentar a área viária de aviação no seu território, reformando ou construindo novos aeroportos. Também outro fator favorável é a abertura de capital das aéreas brasileiras a empresas estrangeiras de baixo custo, o “low cost”.  Co isto, empresas estrangeiras que atuam com destino a São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, também desejam expandir sua malha para territórios inexplorados, principalmente no Nordeste. O Ceará há tempos tentava implantar voos regionais paras vários importantes municípios, que não somente para Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Aracati. Sempre houve a mesma desculpa por parte das companhias aéreas. Viagens de curto percurso davam prejuízo, com alto gasto de combustível, fato agora superado pela última resolução do Confaz. Faz tempo que o Governo do Ceará luta para superar obstáculos.com propósito de estender sua malha viária, inclusive com incentivos fiscais e o intuito de fomentar o desenvolvimento da aviação regional, notadamente para companhias com aeronaves menores. Os voos seriam para Sobral, São Benedito, Crateús, Iguatu, Aracati e Jericoacoara.  Nos últimos tempos, as negociações com a Map Linhas Aéreas, que opera na Região Norte, e com a TwoFlex, de São Paulo, estão em passo de espera.  De qualquer forma, certamente agora é o momento para as decisões. Neste instante em que parecer ser o início da consolidação dos voos regionais, parece-nos conveniente lembrar do grande incentivador de tais voos no Ceará, o saudoso Comandante Ariston Pessoa. Até a sua morte, em outubro e 2011, o fundador e diretor executivo da empresa Táxi Aéreo Fortaleza lutou como um Dom Quixote desejando consolidar tsis ações. Após intensa luta foi derrotado pelas grandes aéreas do País. Os voos com sua TAF para Juazeiro, Iguatu, Sobral e até Parnaíba, no Piauí não foram muito além, por conta da desleal concorrência de grandes empresas. Contudo, deixou ele um legado de um empresário apaixonado pela aviação e que amava o seu Estado.  
LANÇAMENTO DA FENAIVA - O Sebrae/CE e a Prefeitura Municipal de Sobral realizaram anteontem (31), no Buffet Dona Flor, o lançamento da Feira de Negócios do Vale do Acaraú - Fenaiva 2019. O evento que é a maior feira de empreendedorismo da região Norte, chega este ano a sua 32ª edição tendo o desafio de fomentar negócios, incentivar a conectividade dos empreendedores e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.
Durante o evento de lançamento foram apresentados o conceito, a programação e os espaços da feira, que será realizada de 22 a 24 de agosto. Na oportunidade, também houve a palestra “”Como conquistar seu Everest”, com o montanhista e consultor de empresas, Rosier Alexandre.
PROGRAMA CONHECENDO A INDÚSTRIA - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu ontem mais um grupo de convidados do Programa Conhecendo a Indústria. Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o propósito de apresentar o Sistema Indústria e unidades fabris, bem como os processos e rotinas do “chão de fábrica” aos representantes de instituições do poder executivo e do legislativo, a iniciativa vem acontecendo em todo o país com o apoio das federações de indústria.
No Ceará, nesta edição, a programação marca visitas guiadas a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), ao Complexo Industria e Portuário do Pecém e a empresa Apodi. O grupo que  visita o estado conta com membros dos ministérios do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Economia, Ciência e Tecnologia, Agricultura, da Sudene, da Casa Civil, do BNB, além de assessores parlamentares no Congresso Nacional.
ROADSHOW PELO BRASIL - Para promover o Recife como a capital da criatividade e um destino de negócios e lazer, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau e a ABIH Pernambuco, vai realizar um roadshow pelo Brasil. No total, serão visitadas nove cidades, que estão entre os principais mercados emissores de turistas para a capital pernambucana: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Porto Alegre.
O roadshow terá a participação de agentes de viagem, operadores de turismo, trade turístico, imprensa, representantes institucionais e companhias aéreas. A agenda será a seguinte:  06/08 – São Paulo/SP; 08/08 – Belo Horizonte/MG; 20/08 – Brasília/DF; 22/08 – Goiânia/GO; 03/09 – Foz de Iguaçu/PR; 17/09 – Rio de Janeiro/RJ;19/09 – Vitória/ES;  01/10 – Curitiba/PR; 03/10 – Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário