Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

COPA 2014: ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRAM INVESTIMENTOS

Mirante da praia de Tabatinga (RN) parte do roteiro das comunidades quilombolas
     Durante a Copa do Mundo 2014, 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo País. Pensando nisso diversas ações de estruturação de oportunidades já estão começando a ser elaboradas dentro dos estados sedes e sub-sedes do evento. Os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), o Projeto Talentos do Brasil e o Sebrae selecionaram 20 roteiros turísticos para receberem apoio para promoção e comercialização. A Paraíba conseguiu emplacar três rotas que saem de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
     Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das 12 cidades sede, totalizando 24 vagas de onde somente 20 foram preenchidas de acordo com as solicitações previstas. A localização foi um dos critérios principais da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial, por meio terrestre ou aquaviário, enquad rando as rotas paraibanas nos critérios.
      “Os projetos deveriam também representar produto turístico já formatado e comercializado. E, ainda, serem compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar. No total, 55 municípios de 14 estados foram contemplados já que englobaram cidades sedes e sub-sedes”, confirmou Maísa Duarte, gestora do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Sebrae Paraíba.
      Terras quilombolas, cachaça e potiguaras - Um dos roteiros aprovados sugere um passeio por localidades que serviram de refúgio para escravos. Saindo da cidade de Recife pela BR 101, a rota passa pelo município de Caaporã e visita ordens de compromisso de irmandades negras na povoação de Taquara, datada do ano de 1866. A rota ainda integra parada nas comunidades quilombolas de Ipiranga e Gurugí, com apresentações de capoeira e maculelê, feiras locais para degustação de frutas, visita a aldeia de pescadores, comunidades de produção de artesanato e passagem pelas prai as de Tabatinga e Carapibus.
       Já a rota que integra as cidades de Bananeiras e Areia, localizadas no Brejo paraibano, tem saída de Natal, no Rio Grande do Norte. Em Bananeiras o passeio faz um city tour pela que é tombada Patrimônio Histórico da Paraíba. Já em Areia, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional as visitas ficam por conta dos engenhos de fogo ativo, produção de flores e ao casario secular. A rota também integra a visita ao distrito de Roma, no Cruzeiro de Roma, atrativo religioso.
       No traslado, que sugere uma visita à civilização dos potiguaras, a saída também acontece do Rio Grande do Norte com destino às cidades de Mataraca, Camaratuba, Cumaru, Baia da Traição, Rio Tinto e Mamanguape. O roteiro passa pelo Parque Eólico, por comunidades indígenas remanescentes e experimenta sabores típicos desses povoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário