Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

EM SÃO LUIZ A 21ª EDIÇÃO DA BNTM

Autoridades na abertura da BNTM
                A 20ª edição da Brazil National Tourism Mart que se encerrou sábado, no Centro de Convenções de Natal, foi literalmente um grande êxito de negócios turísticos. Todos os setores funcionaram harmoniosamente. O evento recebeu apoio de instituições nacionais e internacionais, sejam oficiais ou empresariais.  Todos que se envolveram com a BNTM estão de parabéns, notadamente o titular da Secretaria e Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) Ramzi Giries Elali, o vice-presidente da Emprotur, empresário Francisco Barbosa de Albuquerque com suas respectivas equipes. Presenças da governadora Rosalba Ciarlini, deputado federal Henrique Eduardo, prefeita Micarla de Souza, ministro do Turismo Pedro Novais, dentre outras autoridades.
        A BNTM reuniu em Natal operadores e fornecedores do turismo. A última vez que o Estado sediou o evento foi em 2003; nesta edição de 2011 foram credenciados 400 operadores de turismo de 30 países. O evento contou com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura do Natal. A 21ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) será realizada em 2012 em São Luiz do Maranhão. A secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, foi eleita nova presidenta da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE).
Rosalba Ciarline fala na coletiva da BNTM
                A governadora Rosalba Ciarlini participou na quinta-feira (12), da solenidade de abertura da 20ª edição encontro, Promovido pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/Nordeste), o encontro teve como objetivo vender o produto turístico nordestino nos mercados nacional e internacional. Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria, e de Secretários de Estado,  a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a relevância do evento para o Rio Grande do Norte e a importância das parcerias junto ao Ministério do Turismo para a implementação de novas ações.
                APOIO FEDERAL - “O Nordeste tem muita força de trabalho, muitas idéias e criatividade, mas é muito importante a mão amiga do Governo Federal para agigantarmos mais ainda nossas conquistas”, disse a governadora Rosalba que destacou os investimentos realizados para a finalização da Estrada da Pipa, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o projeto de duplicação da BR-304. “Temos como meta muitas melhorias até a Copa de 2014, mas essas obras servirão para alavancar a atividade turística no estado. Outras obras, como as de saneamento básico, irão refletir diretamente na qualidade de vida e saúde dos potiguares”, disse a governadora.
NOVAS OPORTUNIDADES -  O secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, foi incisivo sobre os benefícios da BNTM para o Nordeste e para o Rio Grande do Norte. “É uma ótima chance de captar novas oportunidades e investir em mercados diferentes, como o sul-americano, uma vez que o mercado europeu enfrenta ligeira crise com as taxas de câmbio desfavoráveis”, disse Ramzi. De acordo com o secretário, a meta de pacotes vendidos, tendo como destino a região Nordeste, é de 270 milhões de dólares para a feira da BNTM. “Queremos superar em pelo menos 10% os números do ano passado”, destacou o secretário. Quanto à capacitação de mão de obra adequada para a área turística no Rio Grande do Norte, Ramzi Elali disse que o estado será beneficiado com o apoio do Ministério do Turismo através de programas de capacitação, dentro do projeto Bem Receber Copa, que destinarão três mil vagas para a formação de recepcionistas, mensageiros, camareiros e garçons, além de mais cinco mil vagas destinadas ao aprendizado de língua estrangeira, como inglês e espanhol.
Stand da SETFOR - Moacir Soares, Edgar Sá eTereza Neuma
                COPA DO MUNDO E O TURISMO - O ministro do Turismo, Pedro Novais, disse que serão destinados 150 milhões de dólares para a melhoria de infra-estruturar do Rio Grande do Norte durante os próximos três anos. De acordo com o Ministro, a meta do Governo Federal é ter um crescimento na expressividade da atividade turística do Brasil, ou seja, dos atuais 3% de representação no PIB passar para 10% até o final da década. Para ele, a Copa 2014 pode representar uma guinada para o turismo do País. “O turismo representa alma, espírito e proporciona conhecimento, cultura, história e arte. Temos o esforço da presidente Dilma Rousseff através do Prodetur para tirarmos o melhor proveito de nossas condições naturais”, disse o Ministro.
                BISMARCK DESTACA O NORDESTE - Para o presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI) Bismark Maia, a região Nordeste atravessa um novo momento no desenvolvimento turístico, onde as belezas naturais devem vir acompanhadas também de melhor infraestrutura. “O desenvolvimento do turismo no nordeste vem sendo um dos principais fatores de transformação social para a região. Temos fatores que sempre serão um diferencial de competitividade, como praias e sol, mas oferecendo mais, promove-se melhor nosso potencial”, explicou Bismark. ( Jornalista Liszt Madruga, presidente da Abrajet/RN)



Nenhum comentário:

Postar um comentário