Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

DIA A DIA O ESTÁDIO CASTELÃO VAI FICANDO UMA JÓIA


As obras do Castelão atingiram mais um importante de seu projeto. Ontem, foi erguido  o 30º pilar dos 60 que serão montados para dar sustentação à nova coberta da arena. A construção da cobertura é uma das principais fases do projeto de modernização do Estádio para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. A montagem de metade dos pórticos de aço que vão circular todo o estádio acompanha o avanço das obras que chegam ao mês de maio com 65,36% de execução. Com o percentual, Estádio Plácido Castelo se mantém como a mais adiantada entre as 12 cidades-sede. Dia a dia vai ficando uma jóia, tanto como projeto arquitetônico como em conforto para os usuários.
A nova coberta do Castelão faz parte da quarta etapa da obra. A estrutura dos pilares foi projetada para suportar as vibrações das arquibancadas e a cobertura vai proteger 100% dos assentos. 
DUAS ETAPAS CONCLUÍDAS - Com todas as etapas sendo executadas simultaneamente, o projeto de reforma e modernização do Castelão foi dividido em quatro fases. Duas delas já foram concluídas. A Etapa I, inaugurada em novembro do ano passado, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). Na Etapa II, também concluída em novembro de 2011, estão Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul e inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. 
A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. O prédio já está de pé. No edifício serão instalados os 52 camarotes, as áreas vips, a área de imprensa e o estúdio de transmissão televisiva dos jogos. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 52,54% de execução. Já a Etapa IV, que compreende a finalização de todo o projeto e a interação entre as demais etapas, está com 34,98% de conclusão. 
Mudanças arquitetônicas do Castelão que terão impacto positivo para os torcedores já estão prontas. O campo de jogo foi rebaixado em quatro metros e a distância o anel inferior para o gramado caiu dos antigos 40 metros para apenas 10 metros. O antigo fosso que separava a torcida do campo hoje deu lugar a um pequeno espaço que servirá basicamente para a passagem de cabos de transmissão dos veículos de imprensa e para o sistema de drenagem. 
Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário