Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

FESTIVAL DE DANÇA PARA EMOCIONAR GERAÇÕES


1º lugar no 28º Festival de Dança de Joinville, coreografia: MIX ARTE, Vera Passos

A cidade de Joinville, Santa Catarina, na próxima semana será  grande centro de atenção no mundo das artes. Em onze dias de grandes apresentações, de 18 a 28, estará  acontecendo o Festival Internacional de Dança, evento hoje considerado, segundo o Guinness Book,  o maior do gênero em todo o mundo, já agora na 30º edição.
Na noitada de abertura no Centreventos as atrações marcarão  a grandiosidade do evento. Estarão deliciando a plateia as consagradas bailarinas Ana Botafogo e Cécilia Kerche, ao lado dos componentes da Escola Teatro Bolshoi do Brasil. Em montagem especial, a presença de 15 grupos. 
PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA - Nas diversas ações planejadas para comemorar e deixar registrada as comemorações dos 30 anos do Festival de Internacional de Joinville, a Comissão Organizadora do evento organizou vasta programação diversificada com nada menos do que 2.579 coreografias de 695 grupos na Mostra Competitiva. Nos onze dias comemorativos o Festival envolverá na bela cidade catarinense  mais de duzentas mil pessoas, entre  participantes, turistas e a comunidade joinvilense, de diferentes gerações. Não só os palcos principais – Arena do Centreventos e Teatro Juarez Machado – estarão repletos de muita dança, técnica, colorido e alegria, mas também as ruas da cidade, com os Palcos Abertos, vão ficar mais dançantes. As atrações convidadas para a Noite de Abertura e Noite de Gala representam uma grande homenagem a todos os grupos e bailarinos que já passaram por este palco tão cobiçado, um palco que é um verdadeiro trampolim para a carreira e o sucesso nacional e internacional de muitos deles. Impressionam os números: mais de seis mil participantes, entre estudantes e profissionais da dança. Vagas em Cursos e Oficinas, Seminários de Dança, Fóruns e Workshops Coreográficos: 1830. Coreografias inscritas em todo país: 2.579. Horas de espetáculos (previsão): pelo menos 220 horas. Feira da Sapatilha: 1.500 metros quadrados com estandes. Público no Centreventos Cau Hansen: 47,3 mil pessoas.Público no Teatro Juarez Machado: 4.500 pessoas.
MOSTRA CONTEMPORÂNEA DE DANÇA -   Dez  companhias de sete Estados brasileiros e uma da França estarão no Festival com 10 coreografias, de sete Estados brasileiros e uma da França se apresentando  no palco do Teatro Juarez Machado, na Câmara de Vereadores e na Feira da Sapatilha, entre os dias 19 e 27 de julho, entre elas a Cia. Dita, de Fortaleza, com a coreografia "De-vir".
COMPANHIA  DE DANÇA VERA PASSOS – O Ceará também estará especialmente representado pela Cia de Dança Vera Passos, de Fortaleza,  composta por 21 bailarinos e há vinte e três anos realizando  um trabalho de excelência artística. Com uma intensa e marcante atuação na dança cênica local, nacional e internacional, a companhia conquistou importantes prêmios em conceituados Festivais de Dança. No Festival de Joinville, participa há 23 anos. Entre suas conquistas estão: 14 premiações no Festival Internacional "I Love Dance" (EUA) e 36 premiações no Festival de Dança de Joinville, sendo os mais recentes conquistados em 2011: 1º Lugar na Categoria Sapateado Sênior, 2º Lugar na Categoria Jazz Sênior e 3º Lugar na Categoria Sapateado Avançado.  Em 2008 e 2011, a Cia de Dança Vera Passos foi indicada à Melhor Grupo do Festival de Joinville e, em 2009, a Academia recebe seu devido reconhecimento sendo citada no discurso do Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, durante a cerimônia de abertura, por pertencer ao rol dos sete grupos mais premiados na história do Festival.
O Festival é viabilizado financeiramente com o apoio dos governos estadual e federal através de Leis de Incentivo à Cultura. Leis estas que possibilitam a participação de empresas públicas e privadas a apoiar o evento. A realização é de responsabilidade do Instituto Festival de Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário