Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

INAUGURADO O PRÉDIO MAIS ALTO DA EUROPA

O mais alto arranha-céu da Europa, com 310 metros de altura,  foi inaugurado com grande festa no último dia 5, em Londres. O Shard (estilhaço em português) levou doze anos para ser entregue. É uma "pequena cidade vertical" para 12.000 pessoas, com um hotel cinco estrelas, restaurantes de luxo, 600.000 metros quadrados de escritórios e lojas. Possui 95 andares e seu observatório oferece ao público uma vista panorâmica de 360°, já uma das atrações turísticas de Londres.
A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro de Qatar, Hamad Bin Jassim Bin Jaber Al Tami, país que financiou a construção. O príncipe Andrew presidiu a cerimônia oficial, marcada por um espetacular balé noturno de lasers e luzes sobre os principais monumentos históricos, ao som da Orquestra Filarmônica de Londres.
Longe de ser uma unanimidade, a construção gerou protestos de defensores do patrimônio histórico, incluindo a associação English Heritage. Afirmam que o projeto "está no lugar errado" e de prejudica a vista da Catedral de St. Paul e do Parlamento. Até a Unesco tentou intervir, dizendo que a construção interferia na "integridade visual" da Torre de Londres, inscrita no Patrimônio Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário