Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

GRUPO PIRATA FOI AO FESTIVAL NÁUTICO DE BREST

O Grupo Pirata, através da Fundação Pirata Marinheiros, está na França, para  participar  da 6ª edição da Les Tonneres de Brest. Na última terça-feira, “cap” do Grupo Rodolphe Alexandre de Jesus Trindade, em substituição ao saudoso pai, Júlio Trindade, viajou com grande delegação , a fim de mais uma vez participar do evento, que este ano, começará amanhã13, e terminará no vindouro dia 19. Esta é a terceira presença do Pirata Brasil no Festival Náutico de Brest. Está composta a delegação  com jangadeiros, artesãos e músicos representando a cultura do nosso Estado e do Brasil.
FESTIVAL-  Ocorre a cada quatro anos desde 1992 o Festival de Brest, já agora na sexta edição, comemorativa dos 20 anos,  prestando homenagem  a todos que já o vivenciaram. O evento se caracteriza por reunir milhares de embarcações de todos os tipos e tamanhos, à vela, réplicas, clássicas, de recreio, militares, de competições e de última geração. Durante 6 dias as embarcações ficam abertas a visitações, içam suas velas e saem a navegar, desfilam durante o dia e à noite na parada náutica, demostrando  toda a beleza da embarcação e as habilidades da tripulação. Reúne os amantes do mundo náutico, da vela e da cultura relacionada ao mar, através da culinária, música, dança, construção naval, cabos e cordas, vestimentas. Brest é uma importante cidade portuária que concentra diversos equipamentos em sua região litorânea:  grande centro náutico e duas gigantescas marinas para embarcações de recreio, esporte e de competição; um importante estaleiro de construção e de reparos de grandes embarcações e um dos maiores aquários da Europa, o Oceanópolis.
A primeira participação do Pirata ocorreu em 2004, onde foi convidado de honra, levando 14 jangadas e um grupo de 60 pessoas, entre artistas, técnicos, músicos, bailarinos e 17 pescadores (participaram cerca de 1,5 milhão de visitantes, 2 mil embarcações e 800 jornalistas). A segunda foi em 2008, com uma equipe  composta de 08 integrantes e mais  a presença do Navio Cisne Branco, embarcação de instrução e representação diplomática em eventos desta natureza.
A PRESENÇA DO CEARÁ - Para a edição deste ano o Ceará, através da Fundação Pirata, está  com as tradicionais jangadas bem como com stand de 50m² para divulgação e distribuição de materiais, recepção de convidados e autoridades; artesanato com areia colorida; exposição do artista plástico Fernando França, restauração de uma jangada junto ao stand, regatas de jangadas, apresentações musicais, oficinas de conserto e de navegação entre outras atividades. É um excelente espaço para prospecção de novos negócios e de divulgação entre os visitantes.
Delegação – Esta é a representação do Ceará em Brest, através do Gruipo Pirata
Coordenadores - Rodolphe Alexandre de Jesus Trindade  e Paulo Ricardo Goellner. Banda Pirata: Armando Telles, Eugênia Taveira, Alisson Carlos de Souza Oliveira,  Antonio Augusto Pereira Brito, Éric da Silva Araújo, José Everardo Pinho Dias, Luiz Mariano Gomes, William Almeida Ferraz e Luis Antonio Soares. Técnico de Som: Fernando França. Artista Plástico: Maria Mavinie de Oliveira Mota.  Artesã:  Helton Saraiva Rolim.  Fotógrafo:Francisco José Nascimento da Guia. Jangadeiros: Francisco Evandi de Oliveira, Antonio dos Santos Alves,  Antonio Iranildo Monte Oliveira e  Geraldo da Silva Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário