Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

AÇÕES POR PRAIAS MAIS LIMPAS NO BRASIL


Com objetivo de conquistar o cobiçado certificado Blue Flag (bandeira azul), para as praias brasileiras, o o Ministério do Turismo (MTur) vem desenvolvido uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nos destinos turísticos do litoral do país.
Entre as ações do ministério voltadas para a requalificação das atrações litorâneas nacionais se destacam o Passaporte Verde, obras de despoluição das praias, de saneamento, acessibilidade, melhoria da infraestrutura das barracas de praia e sinalização. A pasta tem destinados R$ 187 milhões para essas obras. É  um programa de estímulo à adoção de práticas sustentáveis no turismo. Uma das ações é a distribuição de material informativo que estimula o turista a reconhecer seu papel como agente de contribuição para a conservação do meio ambiente. O programa busca um relacionamento saudável com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos visitados.
A bandeira azul é concedida às praias que atenderem cerca de 30 critérios, entre eles, programa de educação ambiental, qualidade da água, programa de coleta seletiva de lixo, disposição de salva vidas, infraestrutura de banheiros e telefones. Em 25 anos, o programa certificou quase 4 mil praias e marinas em 46 países. No Brasil, apenas duas praias possuem a certificação: a Praia do Tombo, no Guarujá, litoral sul de São Paulo; e a Prainha, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. A Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, perdeu a qualificação em janeiro de 2011 por descumprir critérios ambientais. Jurerê foi a primeira praia da América do Sul a obter a aprovação da Blue Flag, em 2009. A Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), é a única marina brasileira que conta com o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário