Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

MÚSICA, TEATRO E BOLO GIGANTE NOS 320 ANOS DE CURITIBA


As comemorações dos 320 anos da capital do Paraná, Curitiba foram intensas, não obstante os feriados religiosos da semana. Música, teatro e um bolo gigante marcaram os festejos. O aniversário da cidade é celebrado no dia 29 de março, este ano na Sexta Feira Santa. As Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico, foram palco do  evento, este ano evocando a tradição cultural e artística da cidade. Houve  apresentações de bandas curitibanas e intervenções com artistas de teatro nos intervalos dos shows.
Inicialmente chamada de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passando a Curitiba somente em 1721, a cidade se preocupou com a natureza e o meio ambiente. As etnias, as tradições, os costumes, o lazer, o entretenimento, os parques, as praças, os bosques, os memoriais e a gastronomia fazem de Curitiba uma cidade agradável, charmosa e acolhedora.
PROGRAMAÇÃO FESTIVA - Na programação do aniversário de Curitiba  as apresentações ocorreram em parques, escolas e ruas da cidadania, das 13h às 18h. Organizada pela Prefeitura,  grande parte foi antecipada.  Já na tarde da quarta-feira (27),  na Praça Santos Andrade, aconteceu o lançamento pelos Correios do selo personalizado dos 320 Anos de Curitiba. Um bolo com 320 quilos foi distribuído para a população que passou pela Praça Santos Andrade. Para este super bolo foram  utilizados cerca de 100 kg de farinha de trigo, 90 kg de açúcar, dois mil ovos, mais de 4 kg de fermento, 67 kg de frutas, 130 litros de chantilly e 60 litros de calda. A cobertura,  pintada pelo grafiteiro Fúlvio, foi de chantily e recheio de pêssego.  O presente foi do Sindicato da Panificação do Paraná – Sipcep, em parceria com o Moinho Anaconda e a Spaipa, que fez a doação de refrigerante. O prefeito Gutavo Fruet cortou a primeira fatia do bolo e a entregou a Maria Neusa Rosas, que participa de um projeto social da Secretaria Municipal de Educação. Na sexta-feira (29), o grupo Madrigal Em Cena, da Fundação Cultural de Curitiba interpretou cantos sagrados na Igreja do Carmo, no Boqueirão, em três horários: às 15h, 16h30 e 18h. No sábado (30), integrantes do projeto Nosso Canto, desenvolvido pela Fundação Cultural, promoveu dois flashmobs – aglomerações instantâneas de pessoas para uma determinada ação. Ocorreram simultaneamente no Mercado Municipal, no Centro, e na Regional Boa Vista, às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário