Estatua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte(CE) |
É a primeira vez que a Jornada ocorre no Brasil. Desde que foi criado, em 1984, já percorreu países da África, da Ásia, da América, da Oceania e da Europa. Este ano, o evento deve reunir no Rio de Janeiro 1,7 milhão de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio Centro, chamado Cidade da Fé. Inúmeros eventos religiosos irão acontecer nos seis dias, entre os quais a ExpoCatólica, a Bote Fé Brasil, e a Expo Vocacional.
Além do Rio de Janeiro, o Brasil tem uma série de destinos consolidados, como o Círio de Nazaré, em Belém (PA); a Romaria à Juazeiro, em Juazeiro do Norte (CE); a Romaria à Aparecida, em Aparecida (SP); a Romaria à Nova Trento, em Nova Trento (SC) e peregrinações às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador. No ano passado, o turismo religioso foi responsável por 8,1 milhões de viagens pelo Brasil, segundo o Ministério do Turismo.
O Brasil é o país com maior número de católicos no mundo. De acordo com o Departamento Central de Estatísticas da Igreja, 84,5% da população, ou seja, 165 milhões de cidadãos são católicos.
O CEARÁ NA JORNADA - Os brasileiros e estrangeiros que forem ao Rio de Janeiro acompanhar os eventos que antecedem a JMJ conhecerão os destinos de turismo religioso no Ceará em uma exposição interativa que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) prepara para o FÉstival – Festival Internacional do Turismo Religioso.
Grande parte dos 2,5 milhões de visitantes esperados, oriundos do Brasil e de inúmeros outros países católicos do mundo, terão oportunidade de também conhecer os roteiros de fé dos cearenses: Canindé, que tem a maior romaria franciscana do Brasil; Juazeiro do Norte, com a devoção à Nossa Senhora das Candeias e ao Padre Cícero, que reúne anualmente milhões de sertanejos; Barbalha, com a festa do Pau da Bandeira e as homenagens a Santo Antônio; São Benedito, com romarias para Nossa Senhora de Fátima, e Quixadá, que abriga o Santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão.
Estes destinos serão promovidos em um estande interativo, com 100 m² e painéis informativos com a tecnologia touch screen. O espaço do Ceará será montado a partir de uma parceria entre a Setur CE e o Ministério do Turismo (Mtur). Lá, vão estar expostos santuários, rotas religiosas, municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas religiosas, agências de viagens e empresas de suporte ao turismo especializadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário