Governador visita as obras |
No último dia 11, foi assinado pelo Governador do Estado o contrato para obras civis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza com o consórcio vencedor da licitação - Cetenco-Acciona - formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructuras. . Conforme o Governadorf Cid Gomes, ainda neste mês de outubro será assinado a ordem de serviço para início das obras, um investimento de R$ 2,3 bilhões", destacou o Governador.
O processo de licitação permitiu que Estado fizesse uma economia de cerca de R$ 240 milhões, conforme o governador. O consórcio apresentou a menor proposta de preço – R$ 2.259.223.588,10. O resultado foi registrado em ata da reunião da Comissão Central de Concorrências, na última segunda-feira (07).
As propostas para as obras civis foram recebidas na Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no dia 21 de maio tendo cumprido todos os prazos recursais. Além do consórcio Cetenco-Acciona, grandes grupos de engenharia participaram do certame licitatório.
O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as inhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão. A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às Linhas Sul; Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe (VLT), também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.
TUNELADORAS - As duas primeiras máquinas tuneladoras vieram de Shangai, na China, onde foram testadas pela empresa responsável pela fabricação: The Robbins Company, acompanhada de técnicos da Seinfra. As duas outras máquinas restantes estão sendo montadas para testes e embarque para o Ceará até o final do ano. As primeiras tuneladoras adquiridas pelo Governo do Estado chegaram no navio Spring Canary fretado exclusivamente para esse tipo de transporte.
As máquinas tuneladoras do tipo Tunnel Boring Machine (TBM) foram compradas mediante licitação ocorrida em junho de 2012. O valor do investimento foi de R$ 128.224.258,52. Os equipamentos chegaram acondicionadas em 16 conteineres junto com mais 50 peças.O Shield como é chamado a parte dianteira da máquina, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas.
Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora, têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras estão sendo montadas na mesma unidade da Robbins na China, para realização de testes em fábrica. O equipamento é composto ainda por Sistema de Transporte do material escavado, através de correias transportadoras; Sistema de montagem de anéis; Sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário