Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O PARANÁ NA CONTRA MÃO DO DESENVOLVIMENTO

Manda nos dizer o jornalista Claret Rezende, figura de destaque na imprensa paranaense, editor do “Diplomacia & Turismo” e presidente da Abrajet do Estado:
“Os meios turísticos do Paraná estão perplexos com o ato do governador Beto Richa, que, no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, anunciou a extinção da Secretaria Estadual de Turismo. A infausta e inexplicável atitude obteve repercussão nacional, com reações imediatas de entidades como a ABAV-Associação Brasileira de Agências de Viagens e ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, entre outras, tendo esta aprovado moção de repúdio à decisão do Chefe do executivo paranaense. O trade estadual, por sua vez, encaminhou ao Governador e à imprensa carta aberta demonstrando “indignação e repúdio à arbitrária decisão”. O mesmo fizeram o COMTUR-Conselho de Turismo de Foz cidade que abriga o maior pólo turístico do Estado, e o Maringá Convention. 
Projeto de lei encaminhado pelo Governador à Assembléia Legislativa extingue a Secretaria do Turismo e anexa à Secretaria da Cultura a entidade autárquica Paraná Turismo. Ou seja, o setor de turismo passa a ser um mero apêndice, sem autonomia e sem vida própria. 
A medida também é considerada um retrocesso e se coloca na contramão de tudo o que acontece no Brasil e no mundo, onde o turismo, pela importância de que se reveste, ganha cada vez mais atenção dos Governos. Retrocesso porque, desmembrar o turismo da então Secretaria de Indústria e Comércio foi uma grande vitória do trade, alcançada em 2003, quando foi criada a Secretaria Estadual de Turismo. E, para agravar, a decisão foi anunciada justamente no Dia Mundial do Turismo, quando a Prefeitura de São Paulo, reconhecendo a importância do segmento, criava a Secretaria Municipal de Turismo, na maior e mais importante cidade do País”. 
TRADE REPUDIA - As entidades do setor enviaram carta aberta ao Governador Richa em que afirmam, entre tantos argumentos, o seguinte:  
“As entidades associativas do trade turístico do Estado do Paraná estão infra-assinadas para manifestar sua indignação e repúdio à arbitrária decisão do Governo do Estado do Paraná de extinguir a Secretaria Estadual de Turismo, condensando-a na pasta da Secretaria da Cultura. 
“O Turismo é um dos principais setores econômicos do Estado, abrangendo atrativos turísticos e o crescente segmento de turismo de negócios e eventos. Como consequência, destaca-se a geração de trabalho e renda para a sociedade, entre outros legados e benefícios sociais. 
“No Paraná, a receita gerada pelo setor em 2012 foi de R$ 4 BILHÕES. O Estado recebeu um fluxo de turistas de 13,6 milhões de visitantes, sendo que 8,3% destes são turistas internacionais – 1,2 milhão de visitantes estrangeiros. Grande parte desta movimentação é gerada por Foz do Iguaçu, comprovadamente o terceiro destino turístico brasileiro mais visitado por turistas internacionais. A Secretaria de Estado do Turismo foi criada em 2003 e, nesta década, a receita gerada pelo setor cresceu mais de 400%. Dados estes, apontados por uma pesquisa feita pela própria Secretaria de Estado do Turismo”. 
Reunidos no Catussaba Resort, em Salvador, dirigentes de Seccionais da ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foram os primeiros a repudiar a extinção da SETUR-PR  
Nota da ABAV-PR, condenando a decisão do Governador do Paraná: 
“No dia mundial do Turismo, o Governador Beto Richa decepcionou as empresas e profissionais do Turismo: extinguiu a Secretaria Estadual de Turismo, órgão responsável por implementar  políticas setoriais, promover, normalizar, fiscalizar e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social no Paraná”. 
“Atuante desde 2003, a Secretaria posicionou-se como fundamental no crescimento do Turismo no Estado e sua extinção mostra que o Governo do Paraná age na contramão de outros Estados. Enquanto todas as cidades-sede dos eventos esportivos de 2014 estão se organizando para estimular o Turismo, o Paraná perde a sua dianteira. Para ver como uma estrutura especializada é importante, “a cidade de São Paulo criou sua secretaria municipal de turismo hoje.
Nota do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, mostrando que a entidade também condena a decisão de Beto Richa, afirma 
“O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Foz do Iguaçu vem a público repudiar a proposta de extinção da Secretaria de Estado do Turismo, anunciada pelo governador Beto Richa no último dia 27 de setembro – exatamente no Dia Mundial do Turismo. 
“Pela proposta do governador, as atividades de turismo no Paraná serão atreladas à Secretaria de Estado da Cultura. É uma prova cabal de desconhecimento do que representa o turismo para a economia e ainda do seu potencial para o desenvolvimento econômico e social de amplas regiões do nosso Estado, que muitas vezes carecem justamente de maior visibilidade de seus atrativos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário