O principal evento de negócios para o turismo da América Latina encerrou a sua 25ª edição nona tarde do último dia 9 com uma coletiva à imprensa. Foi revelado que o Festival do Turismo de Gramado reuniu mais de 14 mil participantes, entre eles agentes e operadores de viagens, hoteleiros, imprensa e outros diversos participantes. Os números oficiais foram apresentados pelos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, ocasião em que se mostraram plenamente satisfeitos o êxito alcançado nestes 25 anos.
Homenagens, agradecimentos, críticas construtivas e emoção. Estes foram elementos presentes na coletiva oficial do Festuris. Fizeram parte deste ato, além dos diretores do evento, a secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, o presidente da Abav-RS, Danilo Kehl Martins, a presidente da Abeoc Nacional, Anita Pires e diretor comercial da CVC Rio Grande do Sul, Gustavo Hahn
Para iniciar a coletiva de imprensa, a secretária Rosa Helena Volk foi só elogios ao Festuris, e aos resultados que trouxe a região, a cidade e ao país: “Fico muito emocionada com esta data que marca os 25 desta feira que se confunde com a história de Gramado. O Festival do Turismo abriu as portas do mundo e desbravaram todas as fronteiras pela cidade. Todos devem ser gratos a este evento, pois ele trouxe a tona um assunto que hoje é nossa principal fonte econômica em Gramado, o turismo”, disse a Secretária.
Diretores do evento e membros da rede de hospedagem sustentável no plantio de 1 arvore |
O presidente Danilo Martins deu ênfase ao congresso e as capacitações do Festival: “O nível de informação e de organização do evento são espetaculares. As palestras e salas de capacitações sempre apresentaram informações pertinentes e assuntos visionários no nosso setor turístico, isso tudo abordando sempre o lado profissional do segmento”, lembrou Danilo. Anita Pires, presidente da Abeoc Nacional falou sobre o êxito do salão Mice: “O setor de turismo de negócios vive hoje um momento único e positivo, e este evento mostra a força dos eventos corporativos na economia mundial, tanto que cresceu 14% apenas em 2013. Ano que vem com certeza estaremos apresentando novas ideias no Festuris”, informou Anita.
Antes dos diretos do Festival divulgarem os números oficiais do evento, várias homenagens foram feitas pelos 25 anos. Houve lembranças do primeiro evento, placa de congratulação, e o prêmio “Perla Del Pacífico”, entregue pela imprensa equatoriana a organização do Festuris.
Marta Rossi, iniciou agradecendo a presença dos participantes, e chamou um convidado para mostrar o que o Festuris realmente busca apresentar: “Conseguimos subir vários degraus desde a criação de nosso evento, mas resultados como os que o Gilson apresenta aqui, são os que nos satisfazem como organização do evento”, finalizou Marta. Após a fala, Marta chamou Gilson da Silva, que comanda a Favela Scene, que faz turismo na favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro.
Gilson apresentou aos jornalistas uma satisfação imensa, onde todos puderam constatar o real retorno de negócios que o Festuris trás aos participantes: “Hoje estamos trabalhando os turismo dentro das favelas, algo que ainda não é explorado, mas que pode gerar uma grande renda, e ajudar muito as comunidades. Fiz diversos contatos e prospecção e negócios nesta feira, e hoje vejo que o turismo pode e deve fazer parte da vida de todo brasileiro”, completou Gilson.
Por sua vez, Eduardo Zorzanello mostrou os números do evento, e aproveitou a ocasião para agradecer a Silvia, sua mãe e criadora do Festuris ao lado de Marta Rossi, e ao seu sócio Marcus: “Terminamos este evento com um sabor de dever cumprido pois alcançamos os resultados esperados. Temos por trás deste evento uma grande equipe, e uma grande parceria, que começou com Silvia e Marta, e hoje eu e Marcus levamos adiante. “ sempre mantemos nosso padrão de qualidade e de profissionalismo quanto aos participantes”, ressaltou Zorzanello.
O diretor Marcus V. Rossi mostrou a preocupação da empresa com a sustentabilidade, e também lembrou da importância do turismo para muitas pessoas espalhadas pelo mundo: “Batalhamos todos os dias para melhorar o setor turístico, porque assim sabemos que podemos melhorar cada vez mais nosso mundo. Casos como o do Gilson nos mostram a importância que nosso evento tem. Neste ano, lançamos o selo “Preserve”, que mostra o comprometimento da empresa com o turismo verde e a sustentabilidade.
Ao final da coletiva o diretor comercial da CVC, Gustavo Hahn, sorteou um cruzeiro pela costa do Brasil aos jornalistas. O sorteado foi o jornalista Itamar, do Espírito Santo. Logo após o brinde final, os diretores do evento fizeram um plantio de uma árvore na frente do Serra Park, para mostrar a importância da sustentabilidade no mundo.
ALGUNS DETALHES DO NOSSO TOUR FAVELA SANTA MARTA
ResponderExcluirFunciona individual ou em grupo. com ou sem almoço na propria comunidade.
fazemos o tour por toda comunidade conhecendo os 34 pontos turísticos
mapeados pelo Projeto Rio top tour e alguns moradores.
Andamos de bondinho (Plano inclinado)com os moradores, vamos
conhecendo os a Favela Santa Marta e seus pontos turísticos e ao longo
do passeio vou contando as histórias de como surgiu a Favela, os
nossos visitantes mais ilustres como Rainha Elizabeth II , Michael
Jackson ,Madonna, Vim Diesel (gravação do filme Velozes e Furiosos 5), Presidente Lula, Governador Sergio
Cabral,Hugh Jackman(Wolverine), Alicia Keys entre outros.
Vou falando tambem sobre as gravações, varias novelas, seriados e filmes
gravados na comunidade do Santa Marta tais como Tropa de elite II,
Cidade dos Homens, Velozes e Furiosos 5 e várias novelas passamos na
minha casa para ver a coleção de relógios da minha mãe e assistimos o
videoclipe do Michael Jackson em uma lojinha de souvenirs na
comunidade.
o Tour tem duração de 2 horas.
PS: Todos os turístas recebem o Mapa da Comunidade PORTUGUÊS OU INGLÊS
de brinde.
Observações
* A Favela Santa Marta foi a primeira comunidade do Rio de Janeiro a
receber uma Unidade de Polícia Pacificadora, acabando de vez com o
tráfico armado e o poder paralelo daquela região.
* O passeio será conduzido por um Guia de turismo Credenciado pela
EMBRATUR Morador da própria comunidade,
oferecendo muito detalhe cultural durante todo o passeio.
Atenciosamente:
Gilson da Silva
Técnico em Turismo
Produtor cultural do Evento "Por do Santa" Cerveja feijoada e Samba
Guia de Turismo Credenciado EMBRATUR
Guia Local Favela Santa Marta (Guia local Morador da Comunidade)
tel:7739-2266 ID 124*24471 ou 8158-6531 (Tim)
www.favelascene.com.br
santa-marta-tour
www.favelascene.com.br
Acesse o site www.favelascene.com.br
A Favela Scene é uma microempresa que nasce no morro e tem o compromisso de promover o turismo, o lazer e a cultura de forma verdadeira e autêntica. O visitante pode conhecer a realidade da cidade maravilhosa pelas mãos de quem conhece, pois nasceu e vive na favela.
Somos fruto do projeto governamental Rio Top Tour, lançado em 2010 na comunidade, e que qualificou o Santa Marta como destino turístico. Tivemos uma experiência inovadora que nunca havia sido feita antes no morro. A empresa foi criada pelo morador Gilson da Silva, mais conhecido como Gilson Fumaça, que é GUIA de Turismo credenciado pela EMBRATUR e que já conta com a experiência de dois anos no projeto Rio Top Tour na recepção ao turista. Por seu trabalho, Gilson recebeu o selo Amigo do Turista da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio e foi orientado a criar sua própria empresa.
A Favela Scene tem o compromisso de mostrar ao mundo a favela como ela é mostrando o nosso dia-a-dia, os nossos desafios e nossas conquistas, sem preconceito, e o privilégio de tratar VOCÊ o visitante com o respeito, atenção e carinho que merece.
Venha nos conhecer, faça uma visita autêntica, original e segura, com moradores da própria comunidade!!
santa-marta-tour
www.favelascene.com.br