Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MERCADO CENTRAL, GRANDE ATRAÇÃO DE FORTALEZA


Uma das melhores atrações de Fortaleza no que diz respeito ao comércio de artesanato e à verdadeira culinária típica do Estado sem dúvida é o  Mercado Central.  É ponto obrigatório de visita dos turistas,   principalmente dos que participam de cruzeiros marítimos.  Bem situado, com área total de 9.690,75 m² , fica nas proximidades de grandes ícones do Centro Histórico, como a Catedral Metropolitana, o Forte de Nossa Senhora de Assunção,  um dos marcos da fundação da Capital,  e o Passeio Público, símbolo de um passado brilhante mas com histórias trágicas em que estiveram envolvidos heroicos nomes da história do Ceará. Como pano de fundo, está o Riacho Pajeú. 
É o Mercado  um grande complexo em que as mais diversas peças artesanais estão expostas para comercialização, lá se encontrando também o melhor da culinária tipicamente  cearense . Nos seus  553 boxes podem ser encontrados produtos de primeira qualidade, como a famosa castanha de caju com derivados em  doces, cajuínas e licores; rendas e bordados de qualidade excepcional; artesanato de couro, de madeira e em palha;  redes;  confecções  da melhor qualidade, sejam  para crianças, adultos, gestantes, peças intimas e para praia. Enfim, é um excepcional mercado persa para encontro de amigos, para compras ou degustação de bons alimentos, não sendo para esquecer a deliciosa cachaça cearense. 
UM POUCO DA HISTÓRIA – O atual e moderno Mercado Central de Fortaleza tem, em 1809, o início da sua história. Foi naquele ano do século XIX  que houve a autorização da Câmara Municipal para a construção, em madeira, de um mercado para comercialização de carne, fruta e verdura. Cinco anos depois aconteceu a primeira intervenção. As instalações foram demolidas para a construção da "cozinha do povo".   Em 1931,  houve a proibição do comércio de carne, fruta e verdura no prédio, ficando as  instalações ocupadas pelos produtos destinadas a produtos utilitários e decorativos feitos artesanalmente. Na década de 1990,  com  as instalações precárias, era preciso um novo local para o comércio  do que estava à venda: carne, peixes,  frutas,  verduras e outros produtos alimentícios ao lado de lojinhas de artesanato e confecções.  Diante do fato a Prefeitura de Fortaleza partiu para a construção de dois mercados distintos: um para carnes, peixes frutas, verduras e outros produtos alimentícios ( o Meercado de São Sebastião); o outro destinado para artesanato e afins, não se negligenciado também de oferecer uma praça de alimentação. Aí está o nosso   novo Mercado Central que,  com área total de 9.690,75 m² , possui 553 boxes e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento.  
A administração do local foi passada para a Associação dos Lojistas do Mercado Central (ALMEC) pela lei Nº 8073, de 21 de outubro de 1997. No dia 19 de janeiro de 1998 foi inaugurado o novo prédio,  projetado pelo arquiteto Luiz Fiúza.
A atual administração da  ALMEC, na presidência o empresário Juarez Gonçalves Elias; diretamente auxiliado pelos vice-presidentes Joao Eudes de Oliveira e Jocildo de Freitas Luz ,  pelos demais membros da diretoria,   vem trabalhando com intensidade para que o padrão de serviço oferecido aos usuários seja da mais alta qualidade, além do que participa das ações que são feitas para a promoção do turismo do Ceará, em seus vários aspectos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário