Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

NOVAS REGIÕES TURÍSTICAS NO CEARÁ E NO PARANÁ

Açude Óros
Uma prévia do novo mapa nacional mostra que o Brasil  já tem 3.357 municípios cadastrados e 302 regiões turísticas. O mapa indica, além de regiões já consagradas pelo turismo, roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos
O Ceará contará com mais 9 cidades para o turismo no Estado. Essa inclusão faz parte do Programa Nacional de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur), que está redesenhando o mapa de roteiros turísticos em 27 estados brasileiros, incluindo o Ceará. O novo mapa traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos.
Fazem parte desse novo mapa   pontos turísticos do Sertão do Inhamuns, Vale do Jaguaribe e Centro Sul/Vale do Salgado. Com a inclusão dos novos polos, o Ceará passa a ter 59 municípios em 12 regiões turísticas. 
AS NOVAS ATRAÇÕES – Estão  indicadas  como local de grande potencial turístico a Serra das Almas, em Crateús, onde são exploradas trilhas dentro da maior reserva de caatinga do Ceará. Em Jaguaribara, a atração para o visitante fica por parte do turismo naútico e de pesca no açude Castanhão. Outro motivo para Nova Jaguaribara entrar no mapa de turismo nacional é o fato da cidade ser totalmente planejada e antiga estar submersa após a construção do açude.
Já nos municípios de Icó, Iguatu e Orós o forte apelo cultural justificou a inclusão das cidades na rota nacional de turismo. Segundo José Mesquita, em Limoeiro do Norte, a rede hoteleira, voltada para hospedagem de pessoas que estão de passagem na região a negócios, evidenciou o potencial turístico da cidade.
As novas regiões e municípios incluídos: Sertão dos Inhamuns: Cratéus, Tauá,  Aiuaba. Vale do Jaguaribe: Morada Nova, Jaguaribe,  Jaguaribara e Limoeiro do Norte. Centro Sul / Vale do Salgado – Orós,  Iguatu e Icó.
AS NOVAS DO  PARANÁ - As novas regiões do Paraná são: Norte Pioneiro: É composta por 12 municípios. Entre os principais atrativos turísticos da nova região, destaca-se a Represa de Chavantes e o Rio das Cinzas, com potencial para o turismo náutico, de pesca e esportivo, além de passeios de barco, campeonatos de pesca e canoagem. Vale do Ivaí: Tem  18 municípios. Concentra dois importantes santuários religiosos do Estado, um dedicado a Santo Expedito e outro à Santa Rita de Cássia, ambos interligados pelo circuito Rota da Fé.  Roteiros da Comcam: Com 24 municípios,  entre os principais atrativos turísticos da região destacam-se as edificações religiosas, peregrinações da Rota da Fé, a gastronomia com pratos típicos e festividades como a Festa do Carneiro no Buraco e a COMCAM Fest, que promovem o circuito de festas gastronômicas da região.  Cantuquiriguaçu: São 20 municípios. Margeada pelo Rio Iguaçu, a região conta com inúmeras hidrelétricas e lagos que favorecem a prática de esportes náuticos e a pesca esportiva, além de recantos de lazer nas represas de Foz do Areia, Salto Osório e Salto Santiago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário