Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FORTALEZA: UM CENTRO HISTÓRICO REVIGORADO E DINÂMICO

No recém  passado dia 17,  o prefeito Roberto Cláudio Bezerra  apresentou oficialmente, na Assembleia Legislativa do Estado,  o que deseja fazer durante a sua administração, que vai até 2016. Na extensa agenda em que se destacavam o Sistema de Participação Social Para Governança Municipal, o Plano Plurianual – PPA (2014-2017), a assinatura da Lei de Criação do Conselho da Cidade e do Conselho Municipal de Usuários do Transporte Coletivo Urbano entre outros importantes temas, Roberto Cláudio referiu-se ao turismo, dando ênfase ao desejo de revitalizar e tornar dinâmico e com “alma” o Centro Histórico de Fortaleza. Também disse que seu desejo era inserir novamente a Praia de Iracema como local festivo e participativo na vida da cidade.
Por seu turno, há muito a Câmara de Dirigentes Lojistas vem lutando para que o Centro de Fortaleza se revigore, principalmente no corredor do comércio, anunciando-se até que, com recursos de R$ 5 milhões será  criada a Rua das Praças ( trecho entre as praças José de Alencar e a da Estação), projeto sem dúvida da maior significação e que tem previsão para ser tocado no início do 2014. 
AÇÕES – Um fato é certo. O turismo do Estado cresceu com a construção do Centro de Eventos. Para torná-lo ainda mais atraente, dinâmico e rentável faz-se urgente que o Centro Histórico de Fortaleza, realmente, passe por uma reforma completa, inclusive com condições de moradia. Não esquecer que o Acquáriu que está sendo construído quase na “marra”, em razão de muitas inconsequências, sem dúvida será outro fator de grande importância para a otimização do nosso turismo. 

A FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - No local da atual Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, no complexo do Quartel Geral da Décima Região Militar,  durante a segunda das Invasões holandesas do Brasil, foi erguido,  em 1649,  por neerlandeses,  o Forte Schoonenborch. Desmoronada a antiga construção, surgiu novo forte, com a denominação de Forte de Nossa Senhora da Assunção (1812). A planta foi do  tenente-coronel engenheiro António José da Silva Paulet Tem forma de um quadrado com 90 metros de lado, com baluartes nos vértices. Durante a Revolução Pernambucana de 1817, numa das celas da fortificação esteve detida Bárbara de Alencar, líder revolucionária em Crato, no Ceará, considerada a primeira prisioneira política da História do Brasil. Mas lá estiveram presos e foram torturados outros cearenses ilustres
PASSEIO PÚBLICO (PRAÇA DOS MÁRTIRES) – Tombada pelo IPHAN, a  construção  é de 1890,  em estilo neoclássico, foi reformada em 1940.   É a mais antiga praça da cidade de Fortaleza. Tem  um passado que a liga a grandes acontecimentos histórios. Lá  houve a execução dos revolucionários da Confederação do Equador: Azevedo Bolão, Feliciano Carapinima, Francisco Ibiapina, Padre  Mororó e Pessoa Anta, que foram executados naquele local em 1825.Foi o local das primeiras partidas de futebol do Estado, disputadas por marinheiros de navios que passavam pela cidade e ingleses residentes na cidade  e cearenses da alta sociedade.  Tem bela vista para o mar e é bastante arborizada com árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. 
CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA - Está no local da antiga Igreja da Sé. Em 15 de agosto de 1939 houve o  lançamento  da pedra fundamental.  Sua construção foi demorada, mas a inauguração só acontecdeu em 1978.  O projeto de construção foi do arquiteto francês George Maunier. A Cripta teve, projeto do  engenheiro Luciano Pamplona, com inauguração em 9 de julho de 2011
PRAÇA DO FERREIRA - É considerada o "Coração da Cidade",   referência ao Boticário Ferreira que,  em 1871,  enquanto presidente da câmara municipal, fez uma reforma na área e urbanizou o espaço. Por lei municipal a Praça foi oficialmente declarada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza.
 PRÉDIOS HISTÓRICOS E PRAÇAS DE FORTALEZA
Associação dos Merceeiros, Casa de Juvenal Galeno, Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará, Vila das Artes, Theatro José de Alencar, Sobrado Dr. José Lourenço, Professor João Felipe, Palácio do Comércio, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Palácio de Luz, Museu do Ceará, Igreja do Rosário.
Praças : da Estação, Parque da Liberdade (Cidade da Criança).Waldemar Falcão, dos Voluntários, do Ferreira e  do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário