Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA BEIRA MAR VAI COMEÇAR

Secretério Salmito Filho com permissionários do mercado dos peixes 

O prefeito Roberto Cláudio começou sua gestão fazendo um diagnóstico em visitas diárias aos diferentes postos de saúde do município de Fortaleza. Como anunciara em campanha, saúde seria a prioridade de maior atenção. Também já deu mostras de que suas ações mais urgentes  serão em relação à mobilidade urbana, principalmente as mais ligadas às Copas das Confederações e do Mundo. Aí estão à toque de caixa as obras das avenidas e túneis  programados para ficarem prontas até o início daqueles competições. 
Não obstante estas ações, sem dúvida da máxima importância, o “trade” turístico estava aguardando também que se desse  atenção especial ao que  na administração anterior havia sido programado e até dado largos passo no sentido de que Fortaleza de fato fosse uma cidade saudável, apresentável e  com obras estruturantes necessárias para agradar à população local e aos visitantes. Felizmente, agora o secretário de Turismo de Fortaleza Salmito  Filho veio a público para dizer que a Setfor está atenta e vai começar a trabalhar para mostrar a nova cara da cidade.
COM O MINISTRO – Para efetivar sua ação na pasta do turismo, o secretário Salmito teve reunião, anteontem, 27,  com o ministro Gastão Vieira. O secretário foi apresentar ao ministro as prioridades do Turismo em Fortaleza e requerer a liberação de recursos.
Comentou Salmito Filho  que prevê para o dia 8 de março a assinatura da ordem de serviço.  “Por determinação do prefeito Roberto Cláudio, a Setfor luta contra o tempo para dar início às obras tão necessárias para a cidade e que só existiam no papel e em projetos. Projetos esses, aliás, modificados indiscriminadamente pela antiga gestão  sem o conhecimento do Ministério do Turismo, responsável pela liberação dos recursos”, alfinetou. 
 No dia 26,  o secretário esteve reunido com feirantes do Mercado do Peixe, local onde as obras da requalificação da Beira Mar devem ter início. Salmito assegurou que é um compromisso do prefeito Roberto Cláudio que as obras não impliquem  em maiores  transtornos. “Durante as obras, os feirantes devem ser deslocados para as proximidades do Náutico,  mas logo retornarão para o local de origem”, disse.
A requalificação urbana da Avenida Beira-Mar, um dos mais importantes  projetos da Setfor, calculado em R$231,9 milhões, está marcada para começar a ser executada no próximo dia 8 de março, quando a ordem de serviço para a intervenção já deve estar assinada, informou Salmito Filho. A obra começará  pelo Mercado dos Peixes e tem um prazo de conclusão de dois anos. Portanto, não ficará totalmente pronta antes da Copa do Mundo.
O projeto inicial,  proposto pelos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo, será mantido. A empresa escolhida em licitação na gestão anterior, também. Segundo Salmito Filho, o que faltava para começar a obra era um alvará de autorização da própria Prefeitura de Fortaleza, por fim já providenciado junto à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), assim como às referentes ao Patrimônio da União e também ao Ministério Público Federal. Depois  de tudo pronto, disse poder garantir que no dia 8 de março iremos assinar a ordem de serviço.
Após concluída a  requalificação da obra do Mercado dos Peixes, no Mucuripe, os trabalhos terão continuidade com a construção de  um espigão diante do Clube Náutico, para fazer a engorda da praia. As próximas etapas são os trabalhos de urbanização e paisagismo. Por fim, será a vez da  pavimentação, etapa que, conforme o secretário Salmito, traz mais transtornos para a população e para os turistas. 
Comércio
Em relação aos permissionários do Mercado dos Peixes, Salmito Filho garante que já existe um planejamento para não prejudicar o comércio naquele local. De acordo com o gestor municipal, será construída, também em frente ao Clube Náutico, uma estrutura provisória até que a permanente fique pronta. Para que tudo seja acordado, o secretário promete realizar breve uma reunião com os permissionários.
PROJETO - A proposta de requalificação da Beira-Mar teve início em 2010, quando a Prefeitura abriu concurso para a escolha do melhor projeto. A ideia vencedora foi a dos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo .Os trabalhos preveem pavimentação das vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias, construção de um aterro hidráulico e um espigão, além de tratamento paisagístico, requalificação da feira de artesanatos, do Mercado dos Peixes, dos embarcadouros, da área de manutenção de jangada, dos quiosques e até mesmo a instalação de um bonde elétrico, assim como a iluminação e equipamentos de acessibilidade ( assentamento de piso podotátil, rampas de acesso e sinalização adequada).  O projeto prevê, ainda, a padronização das 34 barracas que hoje comercializam no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário